39º Batalhão de Polícia Militar comemora 15 anos de existência

0
37

Texto: Brigada Militar

Hoje dia 23 de fevereiro de 2021, o 39º Batalhão de Polícia Militar comemora os seu 15º aniversário junto à comunidade de Palmeira das Missões e região.

A Brigada Militar de Palmeira das Missões, teve o início de sua história no ano de 1967, quando foi instalado no município, no prédio situado na Rua Pinheiro Machado, nº 303, o 3º Pelotão do 7º BPM. Em 1969 passou a ser denominada 3ª Companhia do 7º BPM, a qual permaneceu com essa nomenclatura até o ano de 2005.

Em 2005 com a Criação do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Alto Jacuí com sede em Cruz Alta, houve a necessidade da criação de mais um Batalhão na região noroeste do estado, sendo assim o 39º BPM, foi criado em Decreto Estadual nº 44.216 de 29 de dezembro de 2005, porém a instalação ocorreu em 23 de fevereiro de 2006, data esta que comemoramos os seu aniversário.

O 39º Batalhão de Policia Militar, que hoje tem a sua sede na Rua Coronel Evaristo, nº 890, bairro Westphalen em Palmeira das Missões-RS, é formado por 19 municípios, e é subordinado ao Comando Regional de Polícia Ostensiva do Alto Jacuí (CRPO/AJ) – Cruz Alta – RS. O atual comandante da unidade é o Major Jarbas Luiz Bohrer, e o Sub Comandante, Capitão João Antonio Winter Pedroso. Atualmente o efetivo da unidade é de 163 Policias Militares na ativa, 17 Policiais Militares do Programa Mais Efetivo, e 04 Policiais Militares Temporários.

O Batalhão se divide em duas companhias, a 1ª Companhia localizada na sede e 2ª Companhia no município de Panambi, ambas prestam um excelente serviço de Policiamento Ostensivo junto a sociedade garantindo a segurança e preservação da ordem pública.

Além disso, contamos com um Pelotão da Força Tática que tem uma atuação bastante expressiva e presta apoio operacional em toda área de abrangência do 39º BPM.
Também, temos o Programa PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a violência) que atua dentro das escolas estaduais e municipais, com o objetivo de orientar os jovens e crianças na importância de manter-se longe das drogas e da violência, transmitindo uma mensagem de valorização a vida.

Contamos com o serviço da Patrulha Maria da Penha, que faz o acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica a fim de prestar atendimento, apoio e orientação quanto aos direitos previstos em lei e também, na fiscalização das Medidas Protetivas de Urgências (MPU), expedidas judicialmente.

Ao longo desses 15 anos de atuação, o 39º BPM está sempre procurando adequar os seus serviços de acordo com os anseios da comunidade local e regional, seja através da intensificação do policiamento bem como no engajamento das atividades sociais que demandam da união de todos os seguimentos da sociedade.

O Comando do Batalhão neste aniversário, faz um agradecimento especial a comunidade civil dos dezenove municípios que compõe a nossa área, bem como aos Brigadianos que estão na ativa e principalmente aos policiais da reserva remunerada (aposentados), que durante esses 15 anos construíram a história do 39ºBPM, baseados na luta, esforço e dedicação.