Agricultura
PRF prende contrabandista com caminhão carregado de agrotóxicos proibidos em Catuípe
No final da tarde desta terça-feira (22), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu mil litros de agrotóxicos estrangeiros proibidos no Brasil. A abordagem ocorreu na cidade de Catuípe. O contrabandista, que dirigia sem habilitação, foi preso.
Com informações sobre um caminhão emplacado em Soledade que transitava pela BR-472, possivelmente trazendo mercadoria ilegal da fronteira com a Argentina, os policiais passaram a procurar o veículo. O motorista saiu da rodovia e passou a desviar por estradas vicinais, sendo encontrado no município de Catuípe.
O caminhão transportava mil litros de agrotóxicos produzidos com substância proibida no Brasil. O homem, de 25 anos, natural de Campos Borges, que não possuía carteira de habilitação para dirigir, foi preso e encaminhado para a delegacia. A carga e o caminhão foram apreendidos.
Fonte e foto: PRF
Agricultura
Brigada Militar realiza Operação de Fiscalização e Combate ao Desmatamento em Soledade e Ponte Preta
Nessa terça-feira (29/10), a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), realizou Operação de Fiscalização e Combate a desmatamentos e áreas degradadas, no interior do Estado.
Através de denúncias anônimas, as equipes do 3º BABM flagraram áreas com pontos de desmatamento nos municípios de Soledade e Ponte Preta.
Em Ponte Preta, os policiais militares constataram a supressão de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, atingindo uma área de 2.100 metros quadrados. O proprietário da área apresentou uma autorização para corte de vegetação, porém conforme análise das imagens obtidas pelo satélite, foi possível identificar que a destruição da vegetação ocorreu anterior a emissão da referida licença.
Já em Soledade, a equipe do 3º BABM flagrou 22.400 metros quadrados de supressão de vegetação nativa, atingindo três pontos distintos da mesma propriedade. Conforme a vegetação remanescente, foi possível identificar que o dano atingiu diversas espécies de árvores nativas, pertencentes ao Bioma Mata Atlântica. Ainda, há indícios de utilização irregular de fogo na vegetação. O responsável pela área não possuía licença ou autorização do órgão ambiental competente para realizar a intervenção no local.
Os responsáveis pelas áreas foram identificados, sendo confeccionados os, respectivos, Boletins de Ocorrências Policiais, pelos crimes contra a flora.
Edição: Comunicação Social 3º BABM
Fotos: 3º BABM
Agricultura
Panambi recebe próxima etapa regional dos debates sobre Reservação de Água, Irrigação e Piscicultura*
Panambi, município localizado na região Noroeste do Estado e importante produtor agrícola, de culturas como soja e milho, sediará na sexta-feira, dia 25 de outubro, o terceiro encontro sobre Reservação de água, Irrigação e Piscicultura, a pauta da gestão do deputado Adolfo Brito (PP) na Presidência da Assembleia Legislativa.
O evento começa às 9h, na sede da Associação dos Funcionários da Cotripal, localizada na Rua Henrique Baal, 695, em Panambi. Na fase inicial do simpósio, Brito e lideranças locais e governamentais realizarão uma rodada de boas-vindas, além de falas direcionadas à pauta central.
Em seguida, os painéis temáticos contarão com explanações de cinco palestrantes vinculados às diversas áreas que convergem à centralidade da pauta. José Enoir Daniel, assessor técnico do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da ALRS, focará em questões legislativas; Arno Malheiros, integrante do setor Jurídico da Cotripal, falará sobre demandas ligadas ao Direito; e Carlos José Sobrinho, diretor do DRH da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, contemplará assuntos da administração pública.
Na sequência, Matheus Zimmer, engenheiro agrônomo, falará sobre características inerentes às empresas de irrigação; Carlos José Sobrinho, diretor do DRH da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, contemplará assuntos da administração pública; e Maurício Dziedricki, diretor Jurídico do Badesul, trará o olhar das instituições bancárias.
A ideia primordial dos debates consiste em elencar alternativas que direcionem para a elaboração de uma legislação a ser ratificada pelo Parlamento gaúcho. Projetos que possam enfrentar a raiz dos problemas recorrentes em períodos de seca a partir de propostas de armazenagem de água e sistemas irrigatórios, e que garantam produção agrícola sustentável e segurança jurídica aos agricultores.
O ‘RS Sustentável: Cada Gota Conta – Para Mais ou Para Menos, o Debate Sobre Água é Agora’ já realizou dois seminários neste ano de 2024. O primeiro, em Sobradinho, no dia 26 de abril, e o segundo, na cidade de Santa Cruz do Sul, em 27 de setembro.
*Painel do Cada Gota Conta na FAMURS*
Antes do encontro regional de Panambi, a pauta da gestão do presidente Brito (PP) contará com um novo painel no dia 23 de outubro, a partir das 14h30, no Auditório da FAMURS, em Porto Alegre. O evento ocorrerá durante a realização da Assembleia dos Prefeitos da Associação dos Municípios das Missões, presidida pelo prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Luiz Brondani.
Por Rádio Blau Nunes
Agricultura
Embarcação encalhada desde a enchente no RS bloqueia canal de irrigação de lavouras de arroz em fazenda de Triunfo
Quase seis meses após a pior enchente que já atingiu o Rio Grande do Sul, o produtor rural Edson Sacco enfrenta um novo obstáculo: uma embarcação de 77 metros de comprimento encalhou em sua fazenda, bloqueando o canal de irrigação de suas lavouras de arroz.
Localizada na área rural de Passo Raso, no município de Triunfo, a 50 quilômetros de Porto Alegre, a propriedade de 500 hectares foi devastada pelas inundações no auge da colheita no mês de maio. Agora, a presença inesperada do barco ameaça comprometer ainda mais a produção.
“Deu uns R$ 4 milhões de prejuízo a enchente, e agora mais esse barco aí. Eu estava na metade da colheita e foi perda de tudo, não sobrou nada”, lamenta Sacco .
A correnteza do rio Jacuí havia arrastado a embarcação até o canal de irrigação, bloqueando completamente a passagem da água. Segundo o produtor, a falta de irrigação adequada, causada pelo bloqueio, pode inviabilizar o plantio de arroz na nova safra: “se faltar água, fica inviável”.
Na tragédia climática de maio, Sacco estava fora do estado, em Santa Catarina, para um procedimento médico. Ao retornar, de lancha, ele percebeu que a situação era muito pior do que apenas as perdas na lavoura.
O advogado Daniel Feliciani, responsável pela defesa do proprietário da fazenda, disse que notificou todos os órgãos federais, estaduais, municipais, Ibama, FEPAM, a própria prefeitura, a Marinha do Brasil.
“(Estamos) providenciando uma abertura pela lateral aqui do fluxo d’água para que essa água chegue na lavoura, para poder irrigar a lavoura”, comenta Feliciani.
A embarcação, usada para transportar minério, estava em reparos em um estaleiro da região quando foi levada pela enchente. Até o momento, uma tentativa de remover a estrutura fracassou, e o bloqueio permanece. A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) encaminhou o caso à Marinha, responsável pela segurança nas hidrovias e prevenção de poluição ambiental.
Enquanto isso, Sacco aguarda uma solução que possa evitar ainda mais prejuízos em uma safra que já foi quase totalmente perdida.
A reportagem tentou contato com os donos da embarcação e do estaleiro, mas não obteve retorno. A Prefeitura de Triunfo confirmou que realizou uma vistoria no local, mas não deu mais detalhes sobre o caso.
FONTE: G1 Por Observador Regional
Foto: Reprodução/ RBS TV