Destaque APP
Temporais continuam em boa parte do país
A circulação de ventos nos diferentes níveis da atmosfera, a atuação da baixa pressão no Paraguai e de cavados sobre o país continuam organizando um fluxo maior de umidade no Brasil Central. Nesta segunda-feira (04), além do fluxo do ar quente e úmido sobre o Sul do país, teremos a passagem afastada de uma frente fria em alto mar na altura do Rio Grande do Sul, favorecendo mais umidade e ajudando a organizar instabilidades entre o oeste e sul do RS com risco de temporais.
O sol ainda pode aparecer, com muitas nuvens no céu na maior parte do estado gaúcho, no oeste e sul de Santa Catarina e no noroeste, oeste e sudoeste do Paraná, as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer momento, com forte intensidade e com risco de ventos moderados a forte. Serra do RS, sul de SC e litoral gaúcho com ventos persistentes – rajadas de até 70 km/h neste começo de semana.
No Sudeste, o risco de temporais continua alto no estado de SP, no sul, Triângulo e noroeste de Minas, este fluxo de umidade deve continuar alto nos próximos dias, nestas regiões. Belo Horizonte e Rio de Janeiro com mais sol no decorrer da manhã e condições de pancadas moderadas a forte entre a tarde e à noite. Pouca chuva no ES e no Vale do Jequitinhonha.
Atenção com o risco de chove e para em São Paulo! Teremos um começo de semana com muitas nuvens e condição de chuva a qualquer hora do dia na Grande SP, nas cidades do litoral e do interior do estado. O risco é de temporais e o potencial de transtornos na RMSP é alto para esta segunda e no decorrer dos próximos dias.
A maior parte do Centro-Oeste vai continuar com risco de temporais neste começo de semana. Sol, aumento de nuvens e pancadas fortes a qualquer momento no leste e nordeste de MS, em GO, no DF, no centro-leste e norte de MT. Atenção para as capitais Cuiabá e Campo Grande, segunda com abertura de sol e chuva forte entre tarde e noite. As condições de chuva também continuam na Região Norte. O sol aparece em Manaus, Boa Vista e em Porto Velho, com chance de chuva em forma de pancadas fortes com trovoadas, especialmente à tarde. Tempo firme apenas em Macapá e Belém.
Nova frente fria à vista
Entre a quarta (06) e a quinta-feira (07), o processo de formação de uma nova frente fria no Sul do Brasil deve organizar ainda mais instabilidades sobre o país. Esta segunda frente fria se desloca para MS, SP, RJ e MG a partir da noite de quinta, dia 07. Ela avança e aumenta a instabilidade na sexta, dia 08, principalmente em SP, RJ, sul e leste de MG, também por conta da formação de uma área de baixa pressão no mar, entre a costa paulista e fluminense. A primeira semana do mês de novembro pode terminar com fortes pancadas de chuva em grande parte do país, alerta em SP e no RJ e possibilidade para transtornos entre a sexta e o próximo final de semana, 9 e 10.
Foto: Getty Images
Fonte: Clima tempo
Destaque APP
Operação Hidra prende oito indivíduos em combate ao tráfico de drogas em Estação
Na manhã desta terça-feira (12/11) a Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Getúlio Vargas, coordenada pelo Delegado Jorge Fracaro Pierezan, e com a poio operacional de policiais civis de toda 11ª DPRI, desencadeou a Operação Hidra em combate ao tráfico de drogas no município de Estação.
Após meses de investigação, apurou-se que o grupo era composto majoritariamente por mulheres, algumas oriundas da região metropolitana, que se deslocavam até o município Estação para traficar drogas.
Durante a operação foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão preventiva, além de uma prisão em flagrante delito, resultando na desarticulação de um grupo criminoso que vinha atuando na região e na apreensão de drogas, dinheiro e celulares.
Dentre os presos, foi identificada uma mulher responsável pelo gerenciamento financeiro das atividades criminosas, e outros integrantes que atuavam na venda direta de drogas aos usuários.
Todos os envolvidos possuem extensa ficha criminal por tráfico de entorpecentes, reforçando o papel central que desempenhavam no comércio ilícito na região.
Mais de 40 policiais civis da região participaram da operação, que representa um importante passo no combate continuado ao tráfico e à violência associada a este tipo de crime, trazendo mais segurança à comunidade local.
As investigações continuarão para garantir que todos os investigados sejam responsabilizados.
Fonte e foto: Polícia Civil
Destaque APP
Polícia Civil deflagra 3ª fase da Operação Capa Dura
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos Estados do RS e SP
A Polícia Civil gaúcha, através da Divisão de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), nesta manhã (12/11) deflagrou a 3ª fase da continuidade à Operação Capa Dura, que visa desmantelar um esquema de fraudes licitatórias na área da educação.
A ação de hoje, batizada de Operação Prefácio, tem o objetivo de cumprir medidas cautelares e realizar a coleta de provas contra indivíduos identificados como integrantes do núcleo que promoveu irregularidades licitatórias e manipulação das Atas de Registro de Preços na Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre.
Até o momento, duas pessoas foram presas. Foram apreendidos notebooks, hd externo, uma pistola, munições, relógios de luxo, dólares, joias, cheques e documentos.
Nesta 3ª fase da operação, aproximadamente 70 policiais civis cumpriram 14 mandados de busca e apreensão nos Estados do Rio Grande do Sul e São Paulo. Também foram cumpridas medidas de suspensão do exercício da função pública, afastando servidores suspeitos de envolvimento nos ilícitos.
Com o avanço das investigações, houve um significativo acréscimo de conhecimento sobre os crimes investigados e sobre os envolvidos. Foram coletadas evidências por meio do acompanhamento da rotina dos investigados e de medidas investigativas excepcionais, resultando no desdobramento de uma nova operação, direcionada especificamente a esses operadores.
Relembre o caso:
O processo de compra na Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED/POA) era iniciado com o oferecimento direto do produto pela empresa, que já indicava qual ata deveria ser aderida e fornecia o conteúdo para os editais e termos de referência direcionados à aquisição do produto.
Essa inversão no processo de compra, que não se iniciava a partir de um estudo técnico de necessidade e adequação, mas sim pelo oferecimento direto pela empresa, resultou na aquisição de produtos desnecessários ou em excesso, contrariando o interesse público e beneficiando interesses privados. As práticas ilícitas resultaram em compras no valor total de R$ 58 milhões, configurando grave lesão ao erário.
Conforme a investigação, foi verificado o direcionamento e frustração de caráter competitivo da concorrência para beneficiar empresas específicas; expressões e termos idênticos aos utilizados no material de divulgação das próprias empresas foram encontrados nos termos de referência, indicando conluio prévio; tramitação acelerada dos processos com carimbo de “urgência”, eliminando a concorrência sem comprovação de vantajosidade; ausência de estudos que comprovassem a necessidade ou adequação das compras, com justificativas frágeis e insuficientes; falta de planejamento e logística de distribuição, resultando em produtos acumulados em depósitos.
Segundo o Delegado Max Otto Ritter, as fases anteriores da operação permitiram reunir provas robustas de conluio, como transações bancárias e comunicações que elucidam o funcionamento da lavagem de dinheiro realizada pelos envolvidos.
Fonte e fonte: Polícia Civil
Destaque APP
Suposta vítima de agressão é resgatada pela Brigada Militar de Catuípe
A Brigada Militar auxiliou em um atendimento na noite do dia (12-11), após receber uma ligação anônima informando que um indivíduo, supostamente agredido, estava caído sobre os trilhos nas proximidades da antiga Estação Férrea, em Catuípe.
No local a vítima foi encontrada e identificada como um homem. Ele estava muito ferido e apresentava sangramento volumoso na cabeça, braços, fratura exposta na perna esquerda e praticamente em parada cardiorrespiratória, correndo risco de vida.
A vítima foi socorrida pela guarnição e encaminhado até o Pronto Atendimento de Catuípe, sendo transferido imediatamente, devido ao estado das lesões, para o Hospital de Clínicas Ijuí (HCI), onde permanece internado. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Ijuí.
Fonte: RPI com informações BM 4ºPel Catuípe