A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oportunizará o dia “C” da vacinação infantil

0
82

ASecretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Setor de Vigilância Epidemiológica, vinculado a Coordenadoria de Vigilância em Saúde, realizará neste sábado (19), o dia “C” da vacinação infantil, oportunidade em que as crianças de 5 a 11 anos com ou sem comorbidades poderão receber o imunizante contra a Covid-19. A ação recebeu o nome de Dia “C”, de criança, em analogia ao famoso dia “D” da vacinação. O evento foi pensado como uma forma de incentivar o retorno seguro às aulas.

Conforme o Ministério da Saúde (MS) este ano triplicaram os casos de Síndrome Respiratória Aguda, causada pela Covid-19, em crianças e adolescentes, em comparação com o mesmo período do ano passado. Diante deste cenário preocupante e incerto, está ocorrendo uma mobilização em todos os municípios do Brasil para intensificar a vacinação do público infantil de 5 a 11 anos. Segundo dados do MS no mês de janeiro, as hospitalizações saltaram de 697 para 2.122, na faixa entre zero e 19 anos. Já as mortes quase dobraram, saindo de 49 para 86.

A Equipe Gestora da pasta de Saúde do município, comprometida em dar celeridade e oportunidade para que a comunidade seja vacinada, atendendo o que preconiza o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (12ª edição de 1º/01/2022), deliberou junto com o Setor de Vigilância Epidemiológica a realização no próximo sábado (19), nas ESF ‘s Centro e Esperança, no horário das 8h às 14h30min. então o dia “C” para as crianças de 5 a 11 anos.

Conforme informado pelo gestor da Pasta de Saúde, Romário Heitor Malheiros, em Panambi somente 9,98% (394) das 3.948 crianças da faixa etária entre 5 a 11 anos fizeram a vacina, portanto, há necessidade de oportunizar o mais breve possível que o público infantil busque a imunização. “Precisamos correr contra o tempo, pois com as mutações das atuais variantes da Covid-19 e com o retorno as aulas presenciais, temos que dar celeridade no processo de vacinação de nossas crianças”, salientou o Secretário Romário Heitor.

As crianças que fizeram a vacina receberão uma lembrança “Certificado de Coragem” para que fique eternizada esta importante atitude dos pais ou responsáveis, uma vez que estamos diante de quem sabe a pior pandemia da história da humanidade.

Fonte: Prefeitura Municipal de Panambi