Administração Municipal substitui ponto de videomonitoramento na Andrade Neves

0
24

Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Panambi

Foi retirado na última quinta-feira (19) o poste que dava sustentação a câmera de videomonitoramento no cruzamento entre a Rua Andrade Neves e a Avenida Konrad Adenauer. O cruzamento continua sendo monitorado 24h por dia pela Brigada Militar, uma vez que, após parceria com a Hidropan, foi possível colocar 3 câmeras nos postes da concessionária no entorno, o que com certeza vai proporcionar uma melhor eficiência dos equipamentos e ainda manter a discrição.

Essa retirada do poste dá início ao projeto de revitalização completa deste cruzamento, que deverá ser executado durante o ano de 2021. Haverá deslocamento de poste da rede de energia, abertura de nova passagem de veículos, construção de passeios públicos e de canteiros ornamentados. Com isso, se pretende melhorar a segurança do tráfego de veículos e pedestres que transitam no local, além de facilitar a circulação de veículos em direção a nova perimetral que fará ligação entre os bairros Italiana e Zona Norte.

A retirada do poste também faz parte do escopo de fornecimento do novo sistema de videomonitoramento, cujas 21 câmeras previstas já estão instaladas, restando apenas os ajustes finais de foco com a Brigada Militar e a Polícia Civil, bem como a configuração do módulo de leitura de placas veiculares.

Cabe ressaltar que haviam 10 câmeras de vídeomonitoramento que custavam mensalmente R$ 8.500,00. Com o novo projeto, o sistema foi ampliado para 21 câmeras com tecnologia mais avançada, inclusive com módulos de leituras de placas veiculares, automatizando assim o trabalho dos operadores do sistema em identificar veículos com irregularidades através da interligação com a base de dados do Detran e da Secretaria Estadual de Segurança Pública. O novo sistema já ampliado terá o custo de R$ 8.390,00 mensais, auxiliando sobremaneira os órgãos de segurança na prevenção e na elucidação de crimes e infrações, colocando Panambi em uma posição de destaque no Estado em relação ao videomonitoramento de vias públicas.

Para o Secretário de Governo e Relações Institucionais, Romário Heitor Malheiros a gestão municipal está na vanguarda em relação às ações pertinentes ao videomonitoramento, principalmente pela forte parceria com os órgãos de segurança através do papel fundamental do Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGIM, sendo o fórum adequado para debater os temas em relação a segurança pública em nosso município.