Assinado Termo de Cooperação para criação de Hub de Inovação em Panambi

0
61

Unitec da Unisinos é mais um parceiro do Município para o Instituto Agregar

A criação de um ambiente de inovação que contribua para transformar as empresas e a economia de Panambi e região Noroeste do Rio Grande do Sul, teve um importante passo realizado, no dia 08 de junho. Na oportunidade, foi assinado o Termo de Cooperação entre a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), o Município de Panambi e empresas participantes da Associação Comercial e Industrial de Panambi (ACI-Panambi).

De acordo com o diretor da Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec), Silvio Bitencourt da Silva, a assinatura sinaliza a realização de um projeto voltado ao aumento da competitividade das empresas de Panambi pela inovação e, por consequência, na geração de empregos e arrecadação para o município. “Vamos estimular o desenvolvimento regional por meio de ações coordenadas na quádrupla hélice (academia-empresas-governo-sociedade), a partir da Instituição Científica e Tecnológica Agregar”. Bitencourt explica que o projeto vai oportunizar a criação de novas oportunidades de desenvolvimento, que resultem em crescimento econômico, geração de renda e melhoria da qualidade de vida de Panambi.

Para o diretor executivo da ACI-Panambi, Eduardo Lucas Sperb, a assinatura do termo de cooperação marca o início da criação de um hub de inovação e tecnologia, visando o desenvolvimento da região Noroeste do RS e de seus habitantes. “A implementação do hub já está colhendo bons frutos e com certeza será um salto em termos de conhecimento e inovação, sendo um local de aprendizado e atualização dos profissionais e das empresas, gerando novas ideias e rompendo fronteiras”.

No ato da assinatura, foi apresentado o plano de ação e a metodologia para implementação e execução, bem como as questões legais que envolvem o projeto. Estiveram presentes e serão Fundadoras, ACI-Panambi, Cotripal, Bruning, Fockink, Kepler Weber, Saur e Tromink e a Prefeitura de Panambi, representada pelo prefeito Daniel Hinnah e o secretário de desenvolvimento econômico e ambiental Rafael Jacques de Oliveira.