
A 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que promove o encontro de líderes mundiais, iniciará com discurso do presidente Jair Messias Bolsonaro nesta terça-feira (21). É tradição, desde 1947, do debate geral o Brasil abrir oficialmente as falas dos líderes presentes.
Ele terá cerca de 20 a 25 minutos para realizar a abertura, prevista para às 10h. Conforme o presidente, será um discurso improvisado, mas mais moderado.
“Um discurso tranquilo, bastante objetivo, focando os pontos que interessam para nós. É um palanque muito bom para isso também, serve como palanque, aquilo lá. Vamos mostrar objetivamente o que é o Brasil, o que estamos fazendo na questão da pandemia — coisa que somos atacados o tempo todo não é? — bem como o agronegócio, a energia no Brasil”, disse o presidente durante live a seus seguidores nas redes sociais.
Bolsonaro também pretende defender o marco legal, em julgamento no Supremo Tribunal Federal, que limita o reconhecimento de terras indígenas.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, será o próximo a discursar.
Bolsonaro o único entre os líderes do G20 (grupo das 19 principais economias do mundo e a União Europeia) presentes a afirmar que não tomou e que não vai tomar a vacina contra a Covid-19.