Brigada Militar deflagra segunda fase da Operação Hoplitas

0
100

Nos dias 25, 26 e 27 de junho de 2021, a Brigada Militar deu continuidade à Operação Hoplitas. Vocacionada ao enfrentamento de delitos violentos cujos índices são tabulados no contexto do Programa RS Seguro, a Operação Hoplitas foi concebida pelo Comando-Geral da instituição com o fim de reduzir o número de homicídios, latrocínios e crimes contra o patrimônio em locais e faixas de horário especialmente selecionados a partir de análise criminal.

A operação foi realizada em 296 municípios do estado conforme priorização da inteligência, onde foram abordadas 7.823 pessoas; sendo 36 estrangeiros; 401 pessoas foram presas em flagrante delito e cinco em cumprimentos de mandados judiciais; 30 foragidos foram capturados e 40 menores apreendidos.

Durante os três dias de operação, ainda foram registrados 393 termos circunstanciados para 397 pessoas. Os policiais militares atenderam no total 1.258 ocorrências policiais com 1.269 pessoas envolvidas. Além disso, foram fiscalizados 107 estabelecimentos, 2.623 veículos e retirado de circulação 3 simulacros e 33 armas de fogo, dentre elas um fuzil, além de 14 armas brancas e 496 munições.

Durante as ações foram apreendidos,  R$ 28.523,38. Ao longo da operação foram empregados 3.342 policiais militares e 941 viaturas dos 16 comandos regionais, comandos de policiamento da capital (CPC) e metropolitano (CPM), com apoio dos comandos especializados (Ambiental, Rodoviário e de Choque), além do apoio de 10 agentes e 10 viaturas de outros órgãos. Uma aeronave do Batalhão de Aviação forneceu suporte aéreo para Pelotas e região sul.

Um dos objetivos da Operação foi enfrentar o tráfico ilícito de entorpecentes e os crimes conexos, por meio da intensificação nas ações preventivas e repressivas, considerando o dia internacional de combate às drogas no sábado, dia 26 de junho. Com suas ações, 64,91 quilos de drogas variadas e 442 unidades de drogas sintéticas foram apreendidas.

Compreenda a Operação Hoplitas:

Para realizar a Operação, a Brigada Militar lançou na atividade de policiamento ostensivo recursos humanos ordinariamente utilizados em demandas administrativas. Também reforçaram a operação militares estaduais da Força Tática dos Batalhões de Polícia Militar com responsabilidade territorial, das unidades de Polícia de Choque, do Batalhão de Aviação e do Batalhão de Operações Especiais.

O nome da operação remete a uma classe especial de soldados da Grécia antiga que, de posse de escudos chamados “hóplon”, foram referências no combate de infantaria de seu tempo. Notabilizados pela disciplina, espírito de corpo e elevado grau de treinamento, os hoplitas simbolizam o espírito guerreiro de uma tropa no enfrentamento de quaisquer adversidades, lutando lado a lado para formar uma linha em defesa de seu povo.

Com essa inspiração, a Brigada Militar organiza mais uma ação em prol da sociedade gaúcha contra a criminalidade para propiciar maior tranquilidade e segurança.

Alguns Resultados da Operação:

Na sexta-feira, dia 25, em ação integrada entre Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal, sete pessoas foram presas por tráfico e com elas apreendidos 40 kg de maconha e 4 kg de crack  em Bagé. Também na sexta, em Caxias do Sul, foram presos cinco indivíduos de uma mesma organização criminosa, onde foram apreendidos uma espingarda calibre 12, um revólver calibre 38 e coquetéis “molotov” prontos para uso. No mesmo dia, em Capão da Canoa, um homem e uma mulher foram presos por tráfico de drogas no bairro Capão Novo. Com eles, foram apreendidos um revólver calibre .38, uma espingarda calibre .12, uma pistola calibre .765, oito munições de calibre .32, cerca de um quilo de maconha, 33 porções prontas da mesma droga e oito porções de cocaína.

Em Porto Alegre, sábado à noite, no bairro Santa Tereza, policiais militares prenderam três indivíduos por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de entorpecentes, sendo com eles apreendidos: um fuzil Cal. 5.56; dois carregadores de fuzil com munições; um revólver cal. 38 com munições; uma pistola cal. 380 com dois carregadores e munições, além de 149 porções de maconha, 94 pinos de cocaína, 32 pedras de crack, celulares e dinheiro. Ainda no sábado, foram presos dois indivíduos por tráfico de drogas, em Passo Fundo. Com eles foram apreendidos 6,5 kg de cocaína, 1,225 kg de maconha, 50 gramas de MDMA e 287 comprimidos de ecstasy.

Fonte: Brigada Militar