Conecte-se conosco

Destaque APP

Brigada Militar inicia fiscalizações do período da Piracema em Esperança do Sul, Ijuí, Porto Lucena e Porto Xavier

Publicado em

em

Na terça-feira (01/10), iniciou o período de defeso da Piracema e os policiais militares, da 1ª Companhia Independente Ambiental (CIPPAM), realizaram patrulhamento embarcado e motorizado, com o objetivo de coibir a prática de pesca ilegal e predatória.

Em Esperança do Sul, entre a Barra do Rio São Francisco e o interior do Parque Estadual do Turvo, que é considerada uma unidade de conservação, foram apreendidos 300 metros de rede de pesca de malhas diversas e 32 poitas com cevas para peixes.

No município de Porto Xavier, nas águas do Rio Uruguai, os policiais apreenderam 290 metros de redes de pesca sem procedência. Duas pessoas foram flagradas em uma embarcação de metal com motor, praticando pesca predatória, com eles foram encontrados doze exemplares de peixes da espécie Cascudo (família Loricariidae).

No município de Ijuí, leito do rio Ijui Grande, proximidades da PCH José Barassuol, foram inspecionados cinco acampamentos e recolhidos 54 m de redes de pesca, que estavam armadas no leito do rio.

No município de Porto Lucena, foram fiscalizados portos clandestinos e acampamentos, sendo que nas águas do Rio Uruguai foram apreendidos 50 metros de espinhel, 03 esperas e 07 bóias- loucas, petrechos predatórios e sem procedência.

Tais fatos contrariam a instrução Normativa 193 do IBAMA, que dispõe sobre uso de petrechos durante período de piracema.

Todo o material foi apreendido e os peixes devolvidos ao ambiente aquático.

“A piracema é um fenômeno natural que ocorre em rios e lagos e está relacionado à reprodução de várias espécies de peixes. Durante esse período, os peixes sobem os rios em busca de águas mais rasas e limpas para desovar.”

Edição: Comunicação Social da 1ª Cia Independente Ambiental

Foto: 1ª Cia Independente Ambiental

MB Notícias

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque APP

Polícia Civil cumpre mandados em São José das Missões

Publicado em

em

Na manhã desta sexta-feira (04), policiais civis da Delegacia de Polícia de Palmeira das Missões, com apoio de policiais civis da 14ª DPRI e de policiais militares do 39.º BPM, cumpriram mandados judiciais de ingresso, busca e apreensão expedidos pela 1.ª Vara Criminal da Comarca de Palmeira das Missões.

Na ocasião, as ordens judiciais, cumpridas no Centro e na área rural do Município de São José das Missões, foram expedidas em procedimento policial instaurado para apuração de possíveis crimes comuns praticados com motivação eleitoral.

Foram apreendidos aparelhos de telefone celulares, drogas e dinheiro.

Fonte: 14ª DPRI – Polícia Civil

Por Rádio Palmeira

Continue lendo

Destaque APP

Brigada Militar flagra destruição de vegetação nativa, em Casca

Publicado em

em

Na quinta-feira, dia 3, a Brigada Militar, através do 3° Batalhão Ambiental (3ºBABM), flagrou a destruição de vegetação nativa, no município de Casca.

Após receber o alerta da plataforma MapBiomas, a equipe do 3º BABM inspecionou a propriedade e flagrou a supressão de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, em uma área de 25.800 metros quadrados, em estágio médio e avançado de regeneração natural

Para o manejo florestal na área, não havia autorização do órgão ambiental competente. O responsável foi identificado e responderá pelo crime ambiental.

O desmatamento e o uso irregular do solo causam muitos impactos ao meio ambiente, atingindo todos os seres vivos, prejudicando a biodiversidade e influenciando nas mudanças climáticas.

Fonte e foto: Comunicação Social do 3º BABM

MB Notícias

Continue lendo

Destaque APP

Choque prende integrantes de facção com mais de 3 kg de cocaína em Veranópolis

Publicado em

em

Prisão aconteceu durante uma operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha e a atuação de facção

Uma ação de policiais do 4° Batalhão de Choque (4°BPChq) culminou com a prisão de quatro integrantes de uma facção criminosa em Veranópolis. O fato aconteceu na noite de quinta-feira (3) durante operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha.

De acordo com informações da Brigada Militar (BM), os agentes abordaram o grupo durante patrulhamento e, em revista, foram encontrados 3,2 kg de cocaína, cinco munições de calibre .38, dois celulares e o veículo utilizado pelo quarteto.

Ainda conforme a polícia, os indivíduos, além de possuírem uma vasta ficha de antecedentes, são membros ativos de uma facção criminosa que atua em toda a região. Os presos e os materiais apreendidos junto à droga foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves para o flagrante.

Fonte: Portal Leouve / 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

Foto: 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

MB Notícias

Continue lendo