Casos de Influenza H3N2 são confirmados em 25 cidades do RS

0
186

Governo do Estado confirmou 105 casos confirmados nesta segunda-feira (27).

O caso mais recente foi confirmado nesta terça-feira (28) em Ijuí.

Ao menos 25 municípios gaúchos já possuem casos confirmados de Influenza A da variante H3N2 nesta segunda-feira. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), são 105 pessoas com o diagnóstico laboratorial. Este é o mesmo vírus que causou surtos de gripe em diversos estados brasileiros, como São Paulo e Minas Gerais. 

No dia 22 deste mês, o Estado registrou a primeira morte por H3N2. A vítima é uma mulher de 67 anos, residente de São Francisco de Paula, que não recebeu medicação antiviral e apresentava doenças crônicas.

Especialistas alertam que a melhor maneira de prevenir casos graves da doença são a vacinação contra a gripe e a adoção de protocolos sanitários – os mesmos usados no enfrentamento ao coronavírus. 

A 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Ijuí, registra o primeiro caso da influenza H3N2. A informação foi divulgada na tarde desta terça-feira (28). Trata-se de um homem de 69 anos, natural de Ijuí mas resite atualmente em São Paulo.

O secretário da Saúde de Ijuí, Márcio Strassburger, disse que o homem veio visitar familiares na Colmeia do Trabalho mas já estava com sintomas. O teste confirmou a gripe H3N2, o que foi oficializado por exame do Lacen- Laboratório Central do Estado. O homem já retornou para São Paulo.

Fonte: Rádio Progresso/Correio do Povo