Céu cinzento na região Noroeste do Estado

0
37

Desde a última quinta-feira (1°) o céu na região Noroeste aparece encoberto e cinzento.
Segundo a Metsul, isso tem ocorrido em virtude da direção dos ventos, que tem levado a fumaça das queimadas da região centro-oeste do Brasil, para o sul do país, e para a Argentina. Foi possível observar a lua com coloração alaranjada na noite de quinta-feira e a luminosidade do sol mais fraca na sexta- feira .
Grande quantidade de material particulado foi trazido para o Estado por uma intensa corrente de jato originada na Bolívia e que foi responsável também pelo intenso aquecimento com mais de 40ºC em pontos do Noroeste gaúcho na sexta-feira (02).
Por outro lado, conforme a MetSul Meteorologia, a diferença de temperatura entre o Sul e o Sudoeste do Rio Grande do Sul para o Norte e o Noroeste do Estado na tarde da sexta-feira é absurdamente alta e fora do comum, até mesmo para os padrões gaúchos.
A temperatura às 14h em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, era de frios 12,4ºC e sensação térmica menor pelo vento. Em Panambi, no mesmo horário fazia 36,7ºC. Uma diferença de mais de 24ºC com a fronteira em dia de inverno e o Noroeste sob um dia de verão muito quente.
Uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e foi responsável por trazer queda de temperatura. Refrescou nas cidades do Norte e do Noroeste gaúcho sob intenso calor, mas na grande maioria delas apenas com vento que vai rotar para Sul com rajadas e sem registro de chuva. Em Panambi, ás 3h30 da madrugada deste sábado, a temperatura registrava 15°C

Fonte: MetSul
Redação : Sulbrasileira