Ciclone e fortes temporais atingem o Rio Grande do Sul no sábado

0
36

A MetSul Meteorologia alerta para um cenário de tempo severo no Rio Grande do Sul no fim de semana, particularmente no sábado, que é de elevado risco e pode trazer estragos e transtornos no Estado. Uma poderosa linha de tempestades vai avançar da Argentina e do Uruguai para o território gaúcho no sábado com temporais que podem ser fortes a severos.
Todas as regiões do Estado têm risco de temporais durante o sábado, mas a região que mais preocupa é a Metade Oeste, onde deve ocorrer a máxima atividade da instabilidade. Municípios como Livramento, Quaraí, Barra do Quaraí, São Gabriel, Rosário do Sul, Alegrete, Maçambará, Itaqui, São Borja, Santiago, e localidades próximas, compreendem a área de maior risco de temporais fortes.
A configuração da instabilidade em linha, precedida por ar quente, e os valores de refletividade previstos, indicam a ocorrência de temporais com alto risco de vendavais em que as rajadas podem passar de 100 km/h, capazes de trazer danos como destelhamentos, queda de árvores e de postes, colapso de estruturas e ainda falta de energia. As tempestades podem ainda trazer granizo de variado tamanho e chuva com volumes muito altos em curto período.
A tendência, segundo a projeção do modelo, é que no decorrer do sábado a instabilidade se desloque pelo Rio Grande do Sul, mas ao avançar pelo Estado deve perde organização e força, mas mesmo assim ainda poderá ser responsável por temporais isolados na Metade Leste gaúcha. No começo do domingo, novas áreas de instabilidade vão se formar no Norte e no Noroeste gaúcho com risco de temporais isolados.
Para Panambi, os indicativos são de muita chuva entre o sábado (19) e domingo (20), com acumulado que chega próximo dos 100m

Fonte: MetSul
Redação: Sulbrasileira