Destaque APP
Ciclone extratropical “potencialmente perigoso” deve atingir o Rio Grande do Sul nesta semana
Um ciclone extratropical potencialmente perigoso deverá passar pelo Sul do Brasil esta semana, segundo a empresa de meteorologia Climatempo. São esperadas tempestades e ventos fortes na quinta-feira (24), em todos os Estados do Sul – especialmente no Rio Grande do Sul.
A Climatempo informa que, a partir de quarta-feira (23), já deve ocorrer “acentuada queda da pressão atmosférica” sobre o norte da Argentina, caminhando para a formação de uma frente fria e o ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul na quinta-feira.
Ainda conforme a empresa de meteorologia, o ciclone previsto tem chamado a atenção de meteorologistas por ter potencial para alcançar pressão atmosférica muito baixa no seu centro, abaixo de 1.000 hectopascais (hPa). Os especialistas consideram que centros de pressão atmosférica com 1.000 hPa ou menos têm maior potencial para provocar tempestades com ventos muito fortes.
Nesta terça-feira (22), os três Estados do Sul já têm aumento na tendência de pancadas de chuva. Essa precipitação deve se intensificar ao longo da semana, assim como o tempo frio. A mínima deverá ser de 18ºC e a máxima de 23ºC em Porto Alegre na sexta-feira (25), e de 16ºC e 20ºC no sábado (26).
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet), um ciclone é uma movimentação circular de ventos no sentido horário, que ocorre em um local de baixa pressão atmosférica. Os ciclones se dividem em três categorias:
– Tropicais: Mais perigosos, acontecem nos trópicos e geralmente não estão associados a frente frias.
– Extratropicais: São formados em locais fora dos trópicos, e são os mais comuns no Brasil. Acontecem ao longo de todo o ano, mas são especialmente típicos do inverno.
– Subtropicais: Combina características típicas dos dois outros tipos de ciclones, e não costumam estar associados a frentes frias.
Para a formação de um ciclone extratropical, é necessário “um centro intensificado de pressão baixa, e características meteorológicas associadas, como uma frente fria.” Apesar do prognóstico, não há previsão de alerta de segurança para o Rio Grande do Sul durante o período de duração desse ciclone.
Segundo a Defesa Civil, em caso de ciclones, é possível se proteger tanto dentro quanto fora de casa.
– Se você estiver fora de casa, é necessário se manter longe de árvores ou fiações elétricas e proteger a cabeça para evitar a queda de granizo;
– Se estiver dentro de casa, mantenha-se longe de janelas ou portas de vidro, que podem explodir devido à pressão feita pela tempestade. Busque se proteger debaixo de mesas ou objetos resistentes.
– Se morar ou estiver em um prédio, se refugie nos andares mais baixos.
Foto: Alex Rocha/PMPA
Fonte: O Sul Por Rádio Blau Nunes
Destaque APP
Veículo pega fogo após colisão traseira na RS-210 em São Martinho
Um homem ficou ferido e o automóvel que ele conduzia teve perda total, após colisão traseira seguida de incêndio na RS-210, em São Martinho na noite desta quarta-feira (30).
O acidente ocorreu por volta das 23h, próximo ao Posto do Caminhoneiro, e envolveu um automóvel VW Polo emplacado em Cruz Alta e uma carreta. Depois de bater na traseira da carreta o carro pegou fogo, e foi consumido pelas labaredas.
O motorista e único ocupante do Polo, foi socorrido por populares e encaminhado para o hospital.
O Corpo de Bombeiros de Três de Maio, atendeu a ocorrência, mas devido a distância para o deslocamento, quando a guarnição chegou no local o automóvel já estava completamente destruído, restando apenas fazer o rescaldo do incêndio.
Fonte: Paulo Marques Notícias
Foto: Internauta Paulo Marques Notícias
Destaque APP
Brigada Militar realiza prisão por tráfico de drogas em Coronel Bicaco
Na tarde desta quarta-feira (30/10), Policiais Militares do 7°BPM, durante ações da Operação Plano Tático Operacional, prenderam um indivíduo por tráfico de drogas em Coronel Bicaco.
Durante a ação, foram localizados e apreendidos quatro pés da planta Cannabis Sativa e uma porção de maconha, além de uma balança de precisão e uma quantia em dinheiro.
Diante dos fatos, o homem foi preso e encaminhado até a Delegacia de Polícia.
Fonte: Comunicação Social 7°BPM
Foto: Efetivo 7°BPM
Destaque APP
Proibição do uso de celulares em escolas é aprovado pela Câmara dos Deputados
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos nas escolas públicas e privadas. Esta medida visa proteger crianças e adolescentes de diversos problemas associados ao uso excessivo de telas, como nomofobia (medo de ficar sem celular) e sofrimento psíquico.
Objetivos do Projeto
Ambiente Escolar Saudável: Promover um ambiente mais focado no aprendizado e menos distraído por dispositivos eletrônicos.
Saúde Mental: Reduzir o impacto negativo do uso excessivo de telas na saúde mental dos estudantes.
Exceções Permitidas
Fins Pedagógicos: Uso de dispositivos eletrônicos será permitido quando for parte do processo de ensino.
Acessibilidade: Alunos com necessidades especiais poderão usar dispositivos para facilitar o aprendizado.
Apoio do Ministério da Educação
O Ministério da Educação (MEC) apoia fortemente esta iniciativa, destacando a importância de aprovar a lei ainda este ano para que possa ser implementada rapidamente. O MEC acredita que a medida ajudará a criar um ambiente escolar mais produtivo e saudável.
Legislação Internacional
França: Implementou uma proibição semelhante em 2018, visando melhorar a concentração dos alunos.
Holanda: Adotou medidas restritivas para o uso de celulares nas escolas.
China: Também possui regulamentações rigorosas sobre o uso de dispositivos eletrônicos em ambientes escolares.
Foto/Fonte: Moacyr Lopes Junior/Folhapress