Home Notícias diversas Cidade na serra catarinense amanhece com geada e deve ter calor de...

Cidade na serra catarinense amanhece com geada e deve ter calor de 32ºC ao longo do dia

0

Oscilação de temperatura não tem nada a ver com a onda de calor que atinge Argentina, Uruguai e Oeste do Rio Grande do Sul

A cidade de São Joaquim, no topo da serra catarinense, amanheceu nesta quinta-feira (13) com uma visão típica de inverno: campos cobertos de gelo após uma noite de geada, chegando a registrar temperatura mínima de 1,8ºC. 

Contudo, esse frio não deve durar muito. De acordo com a previsão do tempo, os termômetros podem marcar até 32ºC ao longo desta quinta, principalmente após o meio-dia. 

Segundo Fabiene Casamento, meteorologista da empresa Climatempo, esse tipo de situação não é incomum na região, pois se trata do topo da Serra. No local, é possível ocorrer grande amplitude térmica, sendo que nas madrugadas há uma significativa redução no calor. Além disso, a ausência de nuvens acentuou o clima gelado.

— Isso se chama perda radioativa, que ocorre quando o solo, que ganhou calor ao longo da tarde com a radiação solar, perde esse mesmo calor, por conta do céu mais aberto, que não consegue segurar o calor que foi armazenado no dia para a atmosfera. Isso é natural durante a noite e a madrugada, só que quando há nuvens, elas conseguem segurar um pouco do calor na atmosfera.

A meteorologista ainda reforça que a oscilação de temperatura em São Joaquim não tem nada a ver com a onda de calor significativa que atinge a Argentina, Uruguai e Oeste do Rio Grande do Sul.  

Segundo o Climatempo, os dias mais quentes em todo o Estado serão esta quinta (13) e a sexta-feira (14), porque além das temperaturas elevadas, haverá vento Norte soprando, o mais quente, elevando ainda mais a sensação de calor. As máximas poderão chegar a 42º nas fronteiras com o Uruguai e a Argentina e no Centro do Estado. 

Fonte: Gaúcha ZH

NO COMMENTS

  
 WhatsApp
Sair da versão mobile