12.4 C
Panambi
15/06/2021

Com coordenação da SDE, prefeitura e forças de segurança realizam ação de incentivo ao uso de máscara em Panambi

- Propaganda -spot_imgspot_img

O som das sirenes ecoavam na Rua Sete de Setembro no final da tarde de quinta-feira (1º/4).

Caminhão de bombeiro transitava pelas ruas junto das viaturas da Brigada Militar e da Polícia Civil, guiados pela equipe da Coordenadoria Municipal de Trânsito, além de veículos da fiscalização sanitária e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Ambiental.

Eles saíram da Prefeitura Municipal de Panambi e seguiram pelas principais ruas da cidade até o centro.

De repente, todos estacionam no trecho mais movimentado da Rua Sete de Setembro.

Com todo este aparato surgindo de surpresa, quem testemunhava a cena imaginava que alguma tragédia ou uma grande operação policial estaria em curso. “O que está acontecendo no centro?”, questionou uma mulher nas redes sociais.

Com máscaras nas mãos, as equipes saem dos carros munidos de máscaras nas mãos. Sob a coordenação do titular da SDE, Rafael Jacques de Oliveira, policiais civis, militares, bombeiros, azulzinhos e fiscalização começam a orientar as pessoas sobre o uso da máscara, uma das medidas mais importantes para evitar o contágio da Covid-19.

Sem qualquer tipo de punição, pedestres sem máscaras ganhavam uma. Já aqueles que utilizavam da forma errada (com o equipamento no queixo, por exemplo) eram parados e instruídos a colocá-las corretamente.

“É um momento de conscientização. Temos que usar máscara em todo o lugar”, reforça o secretário, “pela primeira vez, uma ação integrada onde bombeiros, Polícia Civil e Brigada Militar atuam de maneira conjunta para coibir a disseminação do vírus.”

Nos moldes da ação estadual TeCuidaRS, a ação também buscava a manutenção da economia panambiense, afetada durante março com a classificação da bandeira preta em todo o território gaúcho.

“É para tentar viabilizar que o nosso comércio continue aberto, através da conscientização e do controle da disseminação do vírus. Nosso objetivo é a manutenção da cogestão, e isso só vai acontecer se tivermos controle da disseminação do vírus”, afirmou, agradecendo a participação de todas as forças de segurança, o secretário municipal da saúde Romário Heitor Malheiros e um grupo que doou de forma anônima as máscaras.

O delegado de polícia de Panambi, Gustavo Fleury, esteve presente no ato. “A Polícia Civil vem junto com todos os órgãos para orientar a população e marcar este ato de conscientização, para que a comunidade tome consciência e faça uso de máscara e do distanciamento social.”

O sargento Boton, do Corpo de Bombeiros de Panambi, reforçou a importância deste trabalho, especialmente no horário realizado, ao final do expediente. “Nosso trabalho é orientar o pessoal a não aglomerar e usar máscara.”

Representando o 39º Batalhão Policial Militar, que também atua em Panambi e Condor, a equipe da Brigada Militar de Palmeira das Missões veio ao ato ajudar. Entre eles, o tenente Fábio André Diel, junto com os policiais Zaqueu Amaral de Lara e Malusi Maciel Millani, que faz um apelo à comunidade. “Temos intensificado as nossas abordagens, temos tentado conscientizar as pessoas. Realmente, não é fácil, mas é necessário que as pessoas se conscientizem da utilização das máscaras. A gente encontra muita resistência às vezes, mas as pessoas tem que entender que é necessário fazer a utilização”, reforça o tenente.

Ação continua

O secretário Rafael Jacques de Oliveira garante que mais ações semelhantes vão ocorrer em outros dias, mas em horários e locais diferentes, sem qualquer tipo de anúncio prévio ou divulgação. “São ações conjuntas que precisamos mostrar a necessidade do controle da pandemia.”

- Propaganda -spot_img
Últimas notícias
Notícias relacionadas
  
 WhatsApp