Home Destaque APP Começa hoje as inscrições para o SISU 2022/2

Começa hoje as inscrições para o SISU 2022/2

0

O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta terça-feira, 28 de junho, as inscrições para a segunda edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (https://acessounico.mec.gov.br/). O prazo encerra na próxima sexta-feira, 1º de julho. 

O SiSU oferece vagas em instituições de ensino públicas a candidatos que fizeram o Enem 2021 e que não zeraram a redação. Estudantes que fizeram o exame educacional como treineiros não podem participar. 

No momento do cadastro, os concorrentes podem escolher até duas opções de cursos de graduação. As carreiras podem ser alteradas durante o período de inscrições.

Ainda na hora da inscrição do SiSU 2022/2, os candidatos podem escolher entre concorrer às vagas por meio da ampla concorrência (qualquer pessoa) ou por meio das cotas, as quais são vagas reservadas a um público específico. As cotas no SiSU são para inscritos que se encaixam na Lei de Cotas ou nas ações afirmativas de cada instituição.

Confira passo a passo para se inscrever no SiSU

Números SiSU 2022/2

O MEC já informou a quantidade de vagas e de cursos que são oferecidos nesta edição. São 65.932 vagas confirmadas no processo seletivo. Ao todo, 73 instituições de ensino superior públicas participam desta edição do SiSU. Um total de 2.043 cursos receberão inscrições.

As dez formações com mais oportunidades são, na ordem: Pedagogia, Administração, Matemática, Ciências Biológicas, Química, Direito, Física, Medicina, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica.

Para Medicina, por exemplo, serão oferecidas 1.583 vagas.

Veja quais são as instituições que mais disponibilizam vagas no processo:

  1. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  2. Universidade Federal Fluminense (UFF)
  3. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  4. Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  5. Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  6. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  7. Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  8. Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  9. Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  10. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Neste ano, o processo do segundo semestre teve crescimento no número de vagas, cursos e universidades participantes. No SiSU 2021/2, foram 62.365 vagas em 1.932 cursos de graduação de 70 instituições de ensino superior públicas. 

Nota de corte

A partir do segundo dia de inscrições, o MEC vai liberar o acesso às notas de corte do SiSU. Essas notas representam a nota mínima que o estudante precisa ter para concorrer à vaga.

Vale destacar que as notas de corte variam todos os dias da inscrição, uma vez que elas são calculadas com base na disponibilidade de vagas, total de inscritos e modalidade de concorrência. A consulta deve ser feita no site do SiSU.

Cronograma

Segundo o calendário divulgado pelo MEC, o resultado do SiSU 2022/2 poderá ser acessado pelos candidatos no dia 06 de julho. Os selecionados deverão se matricular de 13 a 18 de julho.

Quem não for aprovado na chamada regular poderá manifestar interesse na lista de espera de 06 a 18 de julho. Mas, somente será possível integrar a lista de espera em uma das opções de curso de graduação escolhidas no momento da inscrição.

Cronograma

Saiba as principais datas do SiSU 2022/2:

  • Inscrições: de 28 de junho a 1° de julho
  • Resultado: 06 de julho
  • Matrícula: 13 a 18 de julho
  • Prazo para manifestar interesse na lista de espera: 06 a 18 de julho

O SiSU

O SiSU oferece vagas gratuitas em instituições públicas de ensino, como universidades federais, estaduais e centros tecnológicos. 

As oportunidades são oferecidas em ampla concorrência e cotas – estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas, tendo percentual para pretos, pardos e indígenas e pessoas de baixa renda. Algumas instituições possuem ações afirmativas próprias e/ou bônus. 

Saiba como se inscrever no SiSU

O estudante pode mudar suas opções de curso e concorrência até às 23h59 do último dia de inscrições. 

O SiSU realiza apenas uma chamada regular feita pelo MEC, no próprio site da seleção. Os convocados devem se matricular dentro do prazo definido para que não percam a vaga. 

Quando a vaga não é preenchida ela retorna ao sistema e volta a ficar disponível para os candidatos que venham a manifestar interesse pela lista de espera. 

lista de espera é repassada para as instituições que definem as próximas chamadas e os respectivos calendários. Vale lembrar que aqueles que ficarem na lista de espera deverão acompanhar a seleção pelas próprias páginas das instituições de ensino que se candidataram. 

Outros detalhes podem ser vistos no Edital SiSU 2022/2 ou a página do SiSU.

Fonte: UOL

NO COMMENTS

  
 WhatsApp
Sair da versão mobile