Começa nessa segunda-feira (26) a Consulta Popular para 2021 e 2022

0
34

Texto: Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Panambi

A tradicional Consulta Popular que acontece em setembro, foi adiada em razão da pandemia causada pelo Coronavírus. Este ano, a consulta que será totalmente digital, tem seu início marcado para esta segunda-feira (26) e se estende até o dia 3 de novembro.
Com a participação da população Panambi já foi contemplada com consultas populares anteriores, só de 2016 a 2020 foram recebidos recursos para a compra de equipamentos para a Associação de Apicultores de Panambi (APIPAN), aquisição de veículo para a Secretaria de Saúde, 4 câmaras de vacina para os ESF’s, um monitor multiparâmetro para a UPA, 8 refrigeradores para a feira do produtor, um veículo para a Brigada Militar e equipamentos e softwares para o laboratório de informática. Por isso, vale ressaltar, que a participação de todos é importante para que Panambi receba os recursos nos próximos dois anos.
Para a Consulta Popular de 2020 o Governo do Estado destinou R$ 20 milhões, dos quais R$ 10 milhões serão aplicados ainda e 2021 e o restante avaliado de acordo com as condições financeiras de 2022. Os projetos escolhidos são o resultado das demandas prioritárias definidas pelo COREDE (Conselho Regional de Desenvolvimento).
Os projetos concorrentes são:

  • Desenvolvimento da agricultura familiar: Programa de qualificação de agricultores familiares e aquisição de equipamentos:
  • Desenvolvimento de Micro e Pequenas empresas individuais;
  • Controle da qualidade da água e alimentos: Avaliação de resíduos de agrotóxicos em água e hortaliças consumidas na região noroeste do RS e ações educacionais.
    Para votar, é necessário estar em posse do número do título de eleitor. Caso o eleitor não o tenha em mãos, o ambiente de votação na internet permitirá pesquisa diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Veja como votar:
    – on-line, pelo site da Consulta Popular: consultapopular.rs.gov.br
    – ou enviando SMS para o número 29634 com a mensagem RSVOTO, o número do título de eleitor e o número do projeto.
    Os dois projetos com o maior número de votos farão parte do orçamento do Estado, por isso o envolvimento dos munícipes é muito importante para que os projetos escolhidos venham atender demandas da comunidade.