Covid-19: “A nossa situação é a pior de todos os municípios da região”, alerta prefeito Daniel Hinnah

0
55

A Prefeitura de Panambi divulgou uma nota alertando sobre a situação de Panambi em relação à Covid-19. Conforme o comunicado, o anúncio da bandeira laranja no mapa preliminar da 36ª rodada do Distanciamento Controlado pode ter “confundido os panambienses”.

Primeiro porque as flexibilizações para a bandeira menos restritiva entram em vigor em Panambi apenas a partir da terça-feira (12). Ou seja, as regras da bandeira vermelha permanecem em vigor durante neste final de semana.

Além disso, o prefeito Daniel Hinnah reforça que a realidade de Panambi exige muito mais cuidados do que os municípios da região.

“Na reunião da cogestão, com os 20 municípios da região (R13, de Ijuí), foi possível perceber que Panambi é, no momento, o município com maior número de casos diários entre todos os outros municípios da região”, alertou.

Dos 394 novos confirmados com Covid-19 na região durante esta última semana, 222 são panambienses. Além disso, Panambi possui o maior número de casos ativos entre todos os 20 municípios.

“Portanto, nossa realidade não é de bandeira laranja e a população precisa estar consciente e agindo para conter o contágio”, explicou o prefeito Daniel Hinnah, coordenador da cogestão regional. A região não está em situação tão crítica como, isoladamente, o nosso município estaria, se olhássemos apenas os indicadores locais. Mas, a bandeira laranja é uma melhora significativa da região. Significa que vamos conseguir atender a nossa população, apesar da quantidade de casos que temos aqui. Temos leitos disponíveis para tender a população e precisaremos continuar com os cuidados aqui para sair e manter essa situação mais amena e chegar aos resultados que os municípios vizinhos estão tendo.”

A prefeitura informa que, dos quatro indicadores regionais para classificação da bandeira, a região de Ijuí alcançou classificação de risco máximo (bandeira preta) em dois deles. É o caso do número de hospitalizações por Covid-19 nos últimos sete dias e do número de hospitalizações por Covid-19 para cada 100 mil habitantes. Os indicadores de estágio de evolução da doença e da projeção de óbitos obtiveram bandeiras amarela e laranja, respectivamente.

Os registros de hospitalizações para Covid-19 nos últimos sete dias voltaram a aumentar, que passaram de 20 para 31 registros nesta semana, crescimento de 55%. E com o registro de seis óbitos nos últimos sete dias, houve queda de 25% em relação aos registrados na semana anterior, quando foram registrados oito óbitos.

Em relação ao indicador de ativos sobre recuperados, a região registrou 294 ativos e 2.052 recuperados. Com isso, a razão entre as duas variáveis ficou em 0,14, uma melhora em comparação a mensuração anterior, que estava em 0,23.

Destaca-se que a quantidade de novas hospitalizações em proporção da população é elevada, refletindo na bandeira preta de incidência na região para este indicador.

Um novo decreto municipal será divulgado nesta segunda-feira (11) para atender as regras da bandeira laranja. “As medidas restritivas adotadas em Panambi ajudaram a conter o contágio, ajudando para que os indicadores apontassem para a bandeira laranja, porém essas medidas ainda precisam ser mantidas para que não retornemos a indicadores piores logo na próxima semana”, afirmou o prefeito.