Covid-19: Panambi confirma 103ª morte e 224 casos ativos

0
75

O Centro de Operações de Emergência da Saúde confirmou mais uma morte por Covid-19 em Panambi. Com isso, o total de pessoas que morreram em decorrência da doença chega a 103.

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, trata-se de um homem de 44 anos que estava internado e faleceu nesta segunda-feira (7/6). A pasta não informou em qual hospital o paciente estava e nem quanto tempo permaneceu hospitalizado.

Ao todo, 12 óbitos foram registrados na região. Além de um em Panambi, 6 em Ijuí, 3 em Crissiumal, 1 em Jóia e 1 em Santo Augusto. O total de mortes nos vinte municípios da região subiu para 503.

Número de casos reduz, mas permanece alto

Após registrar um alto número de casos na sexta-feira (4/6), o número de confirmações caiu nesta segunda. Ao todo, foram 36, 20 homens (2 a 60 anos) e 16 mulheres (21 a 72 anos). Apesar da queda, o número permanece alto diante da quantidade registrada nas últimas semanas.

Com as novas confirmações, Panambi atingiu a marca das 5.450 pessoas infectadas desde o início da pandemia. Destas, 5.123 (94%) são considerados recuperados.

Já o número de casos ativos (em recuperação) chega a 224. É o mesmo patamar registrado entre o final do mês de fevereiro e início da março, quando o município registrou a última onda de Covid-19.

Há ainda 28 exames RT-PCR aguardando resultado do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul.

A região registrou 364 casos, a maioria (76) em Ijuí. Condor registrou 24. Ao todo, os vinte municípios da região já registraram 26.864 casos.

Internações

Apesar de registrar novas internações e altas hospitalares, o Hospital de Panambi apresentou redução no número de pacientes com Covid-19. Ao todo, são 17.

Destes, quatro estão internados na Unidade de Tratamento Intensivo. Ou seja, apenas um leito está disponível, pois a UTI está lotada há mais de um mês.

Já na enfermaria da Ala Covid, há 13 pacientes. Ou seja, a taxa de ocupação neste momento é de 32,5%.

Apesar da queda no número de internações, o Hospital de Panambi reforça, em nota, a necessidade de evitar aglomerações e adotar as medidas de distanciamento social, além das demais recomendações de prevenção ao coronavírus.

Há quatro panambienses internados em leito de UTI do Hospital Unimed, em Ijuí (3), e no Hospital Santa Lúcia, em Cruz Alta (1).

UTI sobrecarregada

Diante do agravo da pandemia, a região está com 70 dos 73 leitos de UTI ocupados. Ao todo, há apenas três leitos livres na região.

Do total de pacientes internados, 47 (67,1%) estão diagnosticados com Covid-19. A taxa de ocupação na rede pública é de 92,6% (50 pacientes para 54 leitos) e na privada passou de 105,3% (ou seja, há 20 pacientes para 19 leitos, 1 está em unidade improvisada).