Covid-19: Panambi confirma mais uma morte e total sobe para 117

0
122

O Centro de Operações de Emergência da Saúde (COE) confirma nesta segunda-feira (5/7) mais uma morte por Covid-19. O total sobe para 117.

Trata-se de um idoso de 95 anos que estava internado e faleceu neste domingo (4). A Secretaria Municipal da Saúde não divulgou mais informações e não mencionou se a vítima possuía comorbidades ou quanto tempo ficou hospitalizada.

Outros cinco óbitos foram registrados na região, um em Campo Novo, um em Catuípe, um em Ijuí e dois em Santo Augusto. Ao todo, 578 pessoas perderam a vida em decorrência da doença.

Casos

A semana inicia com a confirmação de mais 47 casos de Covid-19, de acordo com o informativo epidemiológico da Prefeitura de Panambi.

Testaram positivo para a doença 29 homens (9 a 74 anos) e 18 mulheres (6 a 81 anos). O município aguarda o resultado de 30 exames RT-PCR.

Com os novos casos, o total de infectados desde o início da pandemia subiu para 6.607; Destes, 6.310 (95,5%) são considerados recuperados.

Já o número de pessoas infectadas em recuperação (casos ativos) caiu de 220 para 180. Apesar da redução, o patamar é alto.

A região registrou 178 casos nesta segunda-feira, conforme boletim da 17ª Coordenadoria Regional da Saúde. Ijuí lidera com 64, seguido por Panambi. Condor registrou 7 casos. O total sobe para 30.703.

Internações

A Ala Covid do Hospital de Panambi registrou nesta segunda a menor taxa de ocupação desde o mês de março, quando apresentou pico e esteve à beira do colapso. Ao todo, são 8 pacientes.

Há três pessoas na enfermaria.

Já a Unidade de Tratamento Intensivo está com cinco pacientes. Destes, dois são de Panambi e os demais de outros municípios: Engenho Velho, Campo Novo e São José (Santa Catarina).

O Informativo Epidemiológico de Panambi, com dados da Secretaria Municipal da Saúde, está divulgando apenas a quantidade de panambienses internados na unidade. Questionado pela reportagem, o município afirmou o seguinte:

Nosso boletim informa a situação dos pacientes panambienses. Percebemos que estávamos misturando a informação epidemiológica de Panambi com a situação da UTI e Hospital de Panambi. São coisas diferentes. Este boletim informa a situação dos pacientes panambienses. A informação epidemiológica de Panambi não deve ser confundida com a ocupação da UTI e do Hospital de Panambi.

Há ainda um panambiense internado na UTI do Hospital São Vicente de Paulo, em Cruz Alta.

Região

A Região Covid de Ijuí está com 57 dos 73 leitos de UTI ocupados. Ou seja, 16 estão livres. Do total de pacientes, 44 (77,2%) estão diagnosticados com Covid-19.

A taxa de ocupação na rede pública caiu para 75,9%. Ou seja, dos 54 leitos, 41 estão ocupados e 13 livres.

Já na rede privada, a taxa chega a 84,2%, com 16 leitos ocupados e 3 livres.

Em todo o Rio Grande do Sul, há 8 pacientes com Covid-19 aguardando leito de UTI.