Covid-19: Panambi registra 114 casos e mais uma morte

0
95

Com o agravo da pandemia nos últimos dias, Panambi volta a registrar alto número de casos e mais óbitos.

Nesta sexta-feira (4/6), o Centro de Operações de Emergência da Saúde confirmou mais uma morte por Covid-19. Com isso, o total de pessoas que morreram em decorrência da doença chega a 102.

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, trata-se de uma mulher de 51 anos que estava internada e faleceu nesta quarta-feira (2/6). A pasta não informou em qual hospital ela estava e nem quanto tempo permaneceu internada.

Ao todo, 4 óbitos foram registrados na região. Além de um em Panambi, 2 em Ijuí e 1 em Inhacorá. O total de mortes nos vinte municípios da região subiu para 491.

Mais 114 casos

O município registrou 114 casos entre quinta-feira (3/6) e sexta, 53 homens (7 a 86 anos) e 61 mulheres (8 a 86 anos). Trata-se de um dos maiores números registrado em um informativo epidemiológico desde o início da pandemia.

Com as novas confirmações, Panambi atingiu a marca das 5.414 pessoas infectadas desde o início da pandemia. Destas, 5.068 (93,6%) são considerados recuperados.

Já o número de casos ativos (em recuperação) aumentou para de 244. É o mesmo patamar ao registrado entre o final do mês de fevereiro e início da março, quando o município registrou a última onda de Covid-19.

Há ainda 18 exames RT-PCR aguardando resultado do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul.

A região registrou 326 casos, a maioria (116) em Ijuí. Condor registrou 3. Ao todo, os vinte municípios da região já registraram 26.500 casos.

Internações

Apesar das altas hospitalares registradas nas últimas horas, as novas internações fizeram com que o Hospital de Panambi chegasse a 21 pacientes internados na Ala Covid no final da manhã desta sexta-feira (4/6).

A Unidade de Tratamento Intensiva segue com capacidade máxima, ou seja, com os cinco leitos ocupados. A lotação já havia sido registrada ao longo do mês de maio. Não foi divulgado quantos pacientes estão intubados neste momento.

Há ainda 16 pacientes internados na enfermaria da Ala Covid.

Diante do cenário atual, o hospital reforça a necessidade de evitar aglomerações e manter o distanciamento social, além das demais recomendações de prevenção ao covid-19.

“O cenário à nível regional com o aumento das internações e estadual continua muito grave, com as internações, especialmente de UTI, lotadas, além da escassez de medicamentos, especialmente de anestésicos e relaxantes musculares, essenciais para os pacientes em UTI”, reforça a casa de saúde.

Há quatro panambienses internados em leito de UTI do Hospital Unimed, em Ijuí (3), e no Hospital Santa Lúcia, em Cruz Alta (1).

UTI sobrecarregada

Diante do agravo da pandemia, a região está com 71 dos 73 leitos de UTI ocupados. Ao todo, há apenas dois leitos livres na região.

Do total de pacientes internados, 47 (66,2%) estão diagnosticados com Covid-19. A taxa de ocupação na rede pública é de 90,7% (49 pacientes para 54 leitos) e na privada passou de 115,8% (ou seja, há 22 pacientes para 19 leitos, 3 estão em unidades improvisadas).