Covid-19: Panambi registra 19 casos nesta quinta-feira (1º/7)

0
103

Panambi inicia o mês de julho com 19 casos de Covid-19 registrados nas últimas 24 horas, conforme Informativo Epidemiológico da Prefeitura de Panambi desta quinta-feira (1º/7).

Testaram positivo para a doença 11 homens (2 a 56 anos) e 8 mulheres (6 a 87 anos). Há ainda 5 exames RT-PCR aguardando resultado.

Com os novos casos, o total de contaminados por coronavírus aumentou para 6.516. Destes, 6.181 (94,8%) são considerados recuperados.

Já o número de pessoas infectadas em recuperação (casos ativos) caiu para 219. Apesar da redução, o patamar segue alto.

Ijuí e Panambi, que lideram o número de casos na região, registraram o mesmo número de contaminados nesta quinta. Ao todo, foram 82, elevando o total para 30.397.

Quatro mortes foram registradas na região: 2 em Ijuí, 1 em Ajuricaba e outra em Campo Novo. Desde o início da pandemia, 570 pessoas perderam a vida em decorrência da doença.

Internações

Por mais um dia consecutivo, Ala Covid do Hospital de Panambi está com 13 pacientes. Destes, 8 estão internados na enfermaria.

Já a Unidade de Tratamento Intensivo segue com cinco pacientes. Do total de internados, dois são moradores de Panambi e três de outras cidades: Ronda Alta, Campo Novo e São José (Santa Catarina). Ou seja, todos os leitos estão ocupados.

Mais uma vez, o Informativo Epidemiológico da Prefeitura de Panambi, com dados da Secretaria da Saúde, informa que “02 pacientes confirmados com covid-19 estão internados na UTI do Hospital de Panambi (SIC)”. Da forma como está colocado, dá a entender que nem todos os leitos estão ocupados.

A reportagem questionou o município e foi informada que o informativo passará a contabilizar em seu informativo apenas a quantidade de panambienses internados na UTI.

Eis a resposta da prefeitura:

Nosso boletim informa a situação dos pacientes panambienses. Percebemos que estávamos misturando a informação epidemiológica de Panambi com a situação da UTI e Hospital de Panambi. São coisas diferentes. Este boletim informa a situação dos pacientes panambienses. A informação epidemiológica de Panambi não deve ser confundida com a ocupação da UTI e do Hospital de Panambi.

Há ainda um panambiense internado na UTI do Hospital São Vicente de Paulo, em Cruz Alta.

Região

A Região Covid de Ijuí está com 57 dos 73 leitos de UTI ocupados. Ou seja, 16 estão livres. Do total de pacientes, 44 (77,2%) estão diagnosticados com Covid-19.

A taxa de ocupação na rede pública caiu para 75,9%. Ou seja, dos 54 leitos, 41 estão ocupados e 13 livres.

Já na rede privada, a taxa chega a 84,2%, com 16 leitos ocupados e 3 livres.

Em todo o Rio Grande do Sul, há 11 pacientes com Covid-19 aguardando leito de UTI.