Covid-19: Panambi registra 44 casos e novas internações hospitalares

Após uma semana sem internações hospitalares por Covid-19, Panambi agora tem cinco pessoas hospitalizadas. É o que afirma o prefeito Daniel Hinnah em áudio divulgado nas redes sociais.

Além disso, o número de casos registrados voltou a aumentar. Foram 44 nesta segunda-feira (22), 23 homens (5 a 70 anos) e 21 mulheres (5 a 79 anos). Ao todo,

Hinnah considerado “crítica” a situação dos leitos de UTI na região. “Em Ijuí, todos estão ocupados. Na verdade, em toda a macrorregião Missioneira há dois leitos, em Santo Ângelo”, alertou, afirmando que o momento é de “muita prudência”.

Com base nos dados, e a taxa de ocupação de leitos de UTI na macrorregião Missioneira, o município optou por adotar as regras da bandeira vermelha a partir de terça-feira (23) até a próxima segunda-feira (29). Ou seja, apesar do Governo do Estado ter mantido a cogestão – que permite adotar medidas mais brandas que a classificação do Distanciamento Controlado – Panambi terá regras mais restritivas do que as adotadas na semana passada.

“Tivemos uma procura muito grande no Pronto Atendimento e nos postos de saúde”, ressalta Hinnah, afirmando que houve relatos inclusive dificuldade de atendimento médico nos ESFs devido a alta demanda.

Informações difíceis de serem repassadas, mas é motivo de alerta e pedir para que a população esteja ainda mais atenta aos cuidados, evitando aglomerações, tendo os cuidados de higiene e o uso de máscara nos lugares públicos“, disse, reforçando que a estabilidade de casos depende da ação de cada panambiense.

Ouça o áudio do prefeito Daniel Hinnah:

“O bicho pegou”

Em áudio vazado nas redes sociais, o secretário municipal da Saúde de Panambi, Romário Heitor Malheiros, afirmou que a situação é “bem complexa e caótica”.

“A Secretaria da Saúde do Estado e a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde estão todos apavorados, porque é uma terceira onda muito forte que está vindo”, afirmou.

À reportagem, Malheiros reforçou que a agenda de testagem de Covid-19 para toda a semana nos postos de saúde de Panambi lotou ainda nesta segunda-feira (22). “É a primeira vez que isso acontece desde o início da pandemia. Agora o bicho pegou.”

Deixe uma Resposta

  
 WhatsApp