Covid-19: Panambi registra 45 casos nesta quarta-feira (30)

0
85

Panambi registrou nesta quarta-feira (30) 45 casos de Covid-19. Testaram positivo para a doença 26 homens (20 a 85 anos) e 19 mulheres (25 a 59 anos). O município aguarda o resultado de 7 exames RT-PCR.

Com os novos casos, o total de pessoas contaminadas desde o início da pandemia aumentou para 6.497. Destes, 6.156 (94,7%) são considerados recuperados.

O número de pessoas infectadas em recuperação (casos ativos) chega a 225. O patamar continua alto e semelhante ao registrado em março.

Panambi volta a liderar o número de casos diários na região, conforme os dados da 17ª Coordenadoria Regional da Saúde. Ijuí vem logo em seguida, com 27. Condor registrou 4. Ao todo, foram 97 nas últimas 24 horas, elevando o total de pacientes para 30.315.

Três óbitos foram registrados nos 20 municípios da região, um em Catuípe, um em Ijuí e um em Nova Ramada.

Internações

A Ala Covid do Hospital de Panambi está com 13 pacientes. Destes, 8 estão internados na enfermaria.

Já a Unidade de Tratamento Intensivo segue com cinco pacientes. Do total de internados, dois são moradores de Panambi e três de outras cidades. Ou seja, todos os leitos estão ocupados.

Mais uma vez, o Informativo Epidemiológico da Prefeitura de Panambi, com dados da Secretaria da Saúde, informa que há “02 pacientes confirmados com covid-19 estão internados na UTI do Hospital de Panambi (SIC)”. Da forma como está colocado, dá a entender que nem todos os leitos ocupados.

A reportagem questionou o município e foi informada que o informativo passará a contabilizar em seu informativo apenas a quantidade de panambienses internados na UTI.

Eis a resposta da prefeitura:

Nosso boletim informa a situação dos pacientes panambienses. Percebemos que estávamos misturando a informação epidemiológica de Panambi com a situação da UTI e Hospital de Panambi. São coisas diferentes. Este boletim informa a situação dos pacientes panambienses. A informação epidemiológica de Panambi não deve ser confundida com a ocupação da UTI e do Hospital de Panambi.

Há ainda um panambiense internado na UTI do Hospital São Vicente de Paulo, em Cruz Alta.

Região

A região está com 62 dos 73 leitos de UTI ocupados. Ou seja, há 11 livres. Do total de pacientes, 44 (71%), estão com Covid-19.

Dos 54 leitos da rede pública, 48 estão ocupados. A taxa de ocupação chega a 88,9%, com apenas 6 leitos livres.

Já na rede privada 14 dos 19 leitos estão com pacientes, ou seja, 73,7%. Há cinco leitos livres.