Covid-19: Panambi registra mais duas mortes e 38 casos nesta quinta-feira (25)

0
47

Com mais duas mortes por Covid-19 confirmadas em Panambi pelo Centro de Operações de Emergências da Saúde (Coe) nesta quinta-feira (25), o total aumentou para 54. Os novos óbitos são:

53º – idoso de 72 anos que estava hospitalizado e faleceu no dia 21 de março, domingo.

54º – mulher de 60 anos que estava internada e faleceu nesta quinta.

O município registrou 38 casos nesta quinta, elevando o total para 4.182. Destes, 3.907 estão recuperados e 221 ativos, ou seja, em recuperação.

A Região Covid de Ijuí registrou 106 casos nesta quinta. No entanto, não estão contabilizados os números de Ijuí, que não haviam sido enviados eaté o fechamento do boletim. Ao todo, 19.437 pessoas já foram infectadas pela doença e 280 faleceram nos vinte municípios que compõem a R13.

Panambienses aguardam leito de UTI

Até o final da tarde de quinta-feira, a Ala Covid-19 atendia 19 pacientes. Outros cinco estão na Unidade Intermediária de Cuidados Intensivo aguardando transferência para UTI.

Destes, três estão em respirador mecânico em em ventilação não invasiva (procedimento que antecede a intubação, que poderá não ser necessária) e dois estão entubados com respirador em ventilação mecânica.

Em conversa com a reportagem, a direção do Hospital de Panambi afirmou que, devido à quantidade de pacientes internados, o estoque de medicamentos segue baixo, mesmo com a chegada de mais insumos de municípios da região, e pode começar a faltar, comprometendo o atendimento.

Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, 223 gaúchos hospitalizados aguardam transferência para leito de Unidade de Tratamento Intensivo. Porém, com o colapso no sistema de saúde, registrado desde o início do mês, médicos tem relatado dificuldade de conseguir transferir pacientes.

Há 3.434 pacientes para 3.285 leitos de UTI. Na rede pública, a taxa de ocupação é de 95,7%, ou seja, há 101 leitos livres. Já na rede privada, a taxa de ocupação está acima de 127%, com cerca de 250 pessoas internados em leitos improvisados.

Na região de Ijuí, pela primeira em dias a taxa de ocupação na rede pública caiu para menos de 80%. Há 12 leitos disponíveis neste momento. Já na rede privada, a sobrecarga chega a 147,8%. Dos 67 pacientes internados na região, 60 estão diagnosticados com Covid-19.