Covid-19: Panambi registra mais três mortes e total sobe para 84

0
54

O Centro de Operações de Emergência da Saúde confirmou nesta segunda-feira (3/5) mais três mortes por Covid-19 em Panambi. Ao todo, 84 pessoas perderam a vida em decorrência da doença desde o início da pandemia.

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, as novas vítimas são:

  • 82º Óbito: homem de 75 anos que estava hospitalizado e faleceu no dia 30 de abril, sexta-feira.
  • 83º Óbito: homem de 69 anos que estava internado e faleceu no dia 1º de maio sábado.
  • 84º Óbito: mulher de 77 anos que estava hospitalizada e faleceu nesta segunda-feira, 3 de maio.

Metade das mortes registradas na região ocorreram em Panambi. As demais foram em Ijuí (2) e Jóia. O total de mortes nos vinte municípios subiu para 412.

Casos

O município inicia a semana com 22 casos registrados. Foram 10 homens (10 a 82 anos) e 12 mulheres (4 a 64 anos).

O total de casos desde o início da pandemia aumentou para 4.687. Destes, 4.505 (96%) são considerados recuperados e 98 em recuperação (casos ativos). Há ainda 9 exames RT-PCR aguardando resultado do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul.

A região registrou 131 casos nesta segunda. Destes, 41 foram registrados em Ijuí. Ao todo, os vinte municípios da região já registraram 22.395 casos.

Hospital segue com UTI lotada

Apesar da queda de contaminações por coronavírus em Panambi nas últimas semanas, o número de internações no Hospital de Panambi não diminui. Ao longo da semana passada, a Unidade de Tratamento Intensivo da casa de saúde permanecia lotada, enquanto a Ala Covid atendeu a mais de dez pacientes por dia.

E o início do mês de maio não foi diferente: apesar do registro de altas hospitalares e transferências, com as novas internações a UTI fecha a segunda-feira com cinco pacientes, ou seja, capacidade máxima, enquanto a enfermaria permanece com onze.

Em nota, o Hospital de Panambi reforça à comunidade panambiense a necessidade de evitar aglomerações e manter todos os protocolos de prevenção à Covid-19, especialmente com o Dia das Mães se aproximando.

“O cenário à nível estadual continua muito grave, com as internações, especialmente de UTI, lotadas, além da escassez de medicamentos, especialmente de anestésicos e relaxantes musculares, essenciais para os pacientes em UTI”, alerta a casa de saúde.

Há ainda três panambienses internados em leitos de UTI  do Hospital da Unimed (Ijuí).

Fora da UTI, há três pessoas internadas na enfermaria do Hospital de Caridade de Ijuí, Hospital da Unimed e Hospital das Clínicas de Passo Fundo.

A região está com 57 pacientes internados em UTI. Destes, 40 (70%) estão diagnosticados com Covid-19. A taxa de ocupação na rede pública é de 87% (47 pacientes para 54 leitos) e na privada é de 42,1% (10 pacientes para 19 leitos. Ao todo, há 16 leitos livres na região.