Covid-19: Panambi registra mais uma morte e total sobe para 116

0
149

O Centro de Operações de Emergência da Saúde confirmou nesta terça-feira (29) mais uma morte por Covid-19. O total sobe para 116.

Trata-se de um homem de 71 anos que estava internado. A Secretaria Municipal da Saúde não informou em qual hospital ele estava internado quando veio a óbito ou se possuía comorbidades.

Outras duas mortes foram confirmadas na região, em Crissiumal (1) e Ijuí (1). O total sobe para 583.

Casos

Panambi registrou 20 casos de Covid-19 nesta terça. Testaram positivo para a doença 9 homens (16 a 70 anos) e 11 mulheres (21 a 84 anos). O município aguarda o resultado de cinco exames RT-PCR.

Com os novos casos, o total de contaminados desde o início da pandemia aumentou para 6.452. Destes, 6.151 (95,3%) são considerados recuperados, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde.

O número de pessoas infectadas com Covid-19 em recuperação (casos ativos) caiu para 185. Apesar da queda, a quantidade segue alta.

A região registrou 106 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, conforme os dados da 17ª Coordenadoria Regional da Saúde. Destas, 37 foram em Ijuí, seguido por Panambi. Condor registrou apenas um.

Internações

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, há sete pacientes internados na enfermaria da Ala Covid do Hospital de Panambi.

Em relação ao número de internações na Unidade de Tratamento Intensivo, a pasta passa a contabilizar no Informativo Epidemiológico apenas a quantidade de panambienses internados. Deste modo, na segunda e na terça divulgaram que havia dois pacientes internados na UTI.

Porém, a reportagem apurou que, na verdade, a unidade está com capacidade máxima, ou seja, com cinco pacientes. Ou seja, além de dois moradores de Panambi, há mais três pacientes de fora do município. No entanto, o informativo cita que há dois pacientes na UTI, sem explicar que os dois vivem na cidade.

Em nota, a prefeitura respondeu o seguinte:

Nosso boletim informa a situação dos pacientes panambienses.

Percebemos que estávamos misturando a informação epidemiológica de Panambi com a situação da UTI e Hospital de Panambi. São coisas diferentes.

Este boletim informa a situação dos pacientes panambienses.

A informação epidemiológica de Panambi não deve ser confundida com a ocupação da UTI e do Hospital de Panambi.

Há ainda um panambiense internado na UTI do Hospital São Vicente de Paulo, em Cruz Alta.

Região

Dos 73 leitos de UTI disponíveis na região, 64 estão ocupados e 9 estão livres. Do total de pacientes, 44 (68,8%) estão com Covid-19.

Na rede pública, 49 dos 54 leitos estão ocupados. A taxa de ocupação é de 90,7%, com apenas 5 leitos livres.

Já na rede privada, 15 dos 19 leitões estão ocupados. A taxa de ocupação é de 78,9%, com apenas 4 leitos livres.

Em todo o Rio Grande do Sul, há 14 pacientes com Covid-19 aguardando leito de UTI.