Covid-19: Panambi registra primeiros casos da variante Delta

0
156
Várias partículas virais de Sars-CoV-2 (pontos escuros) aderidas à membrana da célula. Registro do momento exato em que uma célula é infectada pelo novo coronavírus, obtido durante estudo que investiga a replicação viral do Sars-CoV-2 realizado pelos Laboratório de Morfologia e Morfogênese Viral e Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo, Instituto Oswaldo Cruz.

Panambi registra, nesta quinta-feira (19), os primeiros casos da variante Delta, mutação da Covid-19 presente em mais de 100 países. No Rio Grande do Sul, já foram confirmados 66 casos.

A confirmação veio pelo Laboratório Central de Saúde do Rio Grande do Sul (Lacen/RS), após a seleção aleatória de três exames RT-PCR para o sequenciamento genético do Laboratório Fiocruz. Os três testaram positivo para a nova cepa.

Conforme a prefeitura, os pacientes já estão recuperados. Agora, a Secretaria Municipal da Saúde realizará um rastreamento para saber se os pacientes foram infectados durante alguma viagem ou se foram contaminados no município.

Diante do aparecimento da variante Delta, a administração municipal solicita que a comunidade mantenha os cuidados de prevenção à doença, evitando aglomerações, mantendo o distanciamento social e utilizando a máscara de forma correta.

Em entrevista à SB Comunicações, o prefeito Daniel Hinnah reforça que, apesar do surgimento dos primeiros casos, não houve aumento de casos de Covid-19 e de internações em decorrência da doença no município ou na região. No entanto, reforça que toda a população deve continuar atenta.

“É preciso ter cuidado, pois a variante Delta é mais contagiosa. A gente sabia que chegaria este momento. Que essa notícia sirva para a população perceber que as medidas mais básicas, que todo mundo já sabe, são ainda necessárias”, alerta.

Leia, na íntegra, a nota enviada pela prefeitura:

A Gestão Municipal, através do Setor de Vigilância Epidemiológica, vinculado a Coordenadoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem a público informar que após análise por parte do Laboratório Central de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (LACEN) foram identificados 3 (três) exames de RT-PCR, selecionados de forma aleatória, para o devido seqüenciamento genético do Laboratório Fiocruz, sendo que estes tiveram resultado positivo para a variante Delta.

Informamos, que os pacientes já encontram-se recuperados e serão rastreados na tentativa de identificar a origem da contaminação com a variante Delta, porém, pedimos à comunidade que mantenham os cuidados, ou seja, utilizando a máscara adequadamente, evitando aglomerações e mantendo o distanciamento social.