Home Destaque APP Defesa Civil emite alerta para risco de transbordamento de rios em parte...

Defesa Civil emite alerta para risco de transbordamento de rios em parte do Rio Grande do Sul

0

Após milhares de pessoas saírem de suas casas na Fronteira Oeste em razão das enchentes, a semana começa com alerta da Defesa Civil sobre risco de transbordamento de rios em outros pontos do Rio Grande do Sul. Com a previsão de fortes chuvas a partir desta terça-feira (3), hidrólogos chamam atenção para possível aumento no nível das bacias hidrográficas da metade leste do RS. Um ciclone extratropical se aproxima do Estado e pode provocar ainda fortes rajadas de vento e agitação marítima.

Conforme monitoramento da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), há alerta de transbordamento nas seguintes bacias hidrográficas:

  • Rio Apuaê-Inhandava (abrange regiões de municípios como Erechim, Lagoa Vermelha e Bom Jesus)
  • Rio Caí (abrange municípios como Portão, São Sebastião do Caí e Bom Princípio)
  • Rio do Sinos (abrange as regiões de municípios como Novo Hamburgo, São Leopoldo e Campo Bom)
  • Rio Taquari-Antas (abrange municípios como Lajeado, Guaporé e Veranópolis).
  • Desses, o Rio Taquari é o que mais chama atenção por já apresentar pontos de elevação em municípios como
  • Muçum, Encantado, Estrela, Bom Retiro do Sul e Taquari.

Outras bacias hidrográficas estão em estado de atenção, o que significa que não apresentam riscos, mas estão em áreas afetadas pela instabilidade.

A característica das bacias hidrográficas gaúchas facilita uma rápida inundação em períodos de grande acúmulo de chuva.

Além das quatro bacias hidrográficas que estão em alerta por risco de transbordamento, a área mais afetada pela instabilidade dos últimos dias, que abrange rios como o Ibirapuitã, em Alegrete, na Fronteira Oeste, continua em alerta. O rio segue alto e alcançou a marca de 12m91cm na cidade. No entanto, com a tendência de queda no volume da água e a previsão de chuvas menos intensas naa região é pouco provável que haja novas inundações no município.

Em Rosário do Sul, o Rio Santa Maria é o único que já apresenta elevação e que também continua sob alerta das autoridades. Até o momento não há registro de pessoas afetadas na cidade.

Fonte: GZH

NO COMMENTS

  
 WhatsApp
Sair da versão mobile