Dia de Treinamento: seis pessoas são presas e mais de vinte armas apreendidas

0
36

A Polícia Civil divulgou o resultado da Operação Dia de Treinamento, desencadeada nesta quarta-feira (14) para cumprir 24 mandados de busca e apreensão relacionados a crimes de disparo, porte ilegal e posse irregular de armas de fogo.

Na ação, seis pessoas foram presas. Destas, uma foi recolhida à Penitenciária Modulada de Ijuí e cinco acabaram sendo liberadas após pagamento de fiança.

Mais de vinte armas de vários calibres foram apreendidas: 14 espingardas, sete revólveres, três pistolas e uma garrucha. Junto com elas, também foram encontradas diversos cartuchos, estojos, cartucheiras, cases para espingarda, e vários apetrechos e insumos para recarga de munições.

Também foram apreendidos 14 telefones celulares e R$ 25.675,95.

As investigações se iniciaram no primeiro semestre de 2020, após diversas denúncias de que grupos promoviam reuniões, nas quais os participantes portavam armas de fogo, algumas com registro vencido e outras ilegais.

Nessas reuniões, com consumo de bebidas alcoólicas e, inclusive, na presença de crianças, o grupo passava a praticar “Tiro ao Alvo”, em área às margens de rodovia, próximo a Posto de Combustível, Hotel e várias residências, sendo fotos e vídeos desses feitos compartilhados por meio das redes sociais Facebook e Instagram como “Dia de Treinamento”.

As diligências, coordenadas pelo Delegado Josuel dos Reis Muniz, com a supervisão da Delegada Diná Rosa Aroldi, responsável pela 5ª Delegacia de Polícia Regional, sediada em Cruz Alta, contou com o apoio de mais de setenta Policiais Civis de diversas Delegacias de Polícia do noroeste gaúcho e com mais de setenta policiais da Brigada Militar.

A Rádio Sulbrasileira está em Santa Bárbara do Sul acompanhando a coletiva de imprensa sobre a operação. Confira:

https://www.facebook.com/sulbrasileira1320/videos/256907692410930/