Em qual bandeira Panambi ficará na próxima semana?

0
73

Desde que o Governo do Estado iniciou o Distanciamento Controlado, os gaúchos aguardam até o final da tarde de sexta-feira para conferir a classificação preliminar da sua região.

A expectativa aumentou ainda mais desde que o Rio Grande do Sul apresentou piora nos indicadores de classificação do modelo – número de infectados, óbitos e taxa de ocupação de leitos, por exemplo -, de modo que algumas regiões ficaram na bandeira preta.

Na região de Ijuí – formada por vinte municípios, incluindo Panambi e Condor – os dados ajudam a indicar qual será a classificação preliminar desta sexta-feira (8).

Durante esta semana, o número de casos na região passou de 8.230 na segunda (8), quando foram confirmados 190 casos, para 8.525 na quinta-feira (7), quando foram confirmados 107. Ou seja, 295 a mais, conforme os dados da 17ª Coordenadoria Regional da Saúde.

Também aumentou o número de óbitos, passando de 127 para 131, quatro a mais.

Panambi foi o município com o maior número de casos durante esta semana, superando inclusive Ijuí.

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) também registrou aumento nesta semana e chegou a 80,4% (até ás 11h desta sexta, dia 8). Ou seja, apenas 19,6% dos leitos – nove ao todo – estão livres.

Dos 37 pacientes internados, 17 (45,9%) estão com Covid-19, 2 (5,4%) com suspeita e 18 por outras enfermidades.

Nesta semana, após reunião com o Comitê de Atenção e Prevenção à Covid-19, a Prefeitura Municipal de Panambi informou em nota que não está descartada a possibilidade da região ir para a bandeira preta, dependendo da avaliação dos indicadores feita pelo Gabinete de Crise do Governo do Estado.

Diante desta possibilidade, o prefeito Daniel Hinnah liderou uma reunião com os Prefeitos de toda a região para tratar sobre a cogestão regional e criar critérios específicos na bandeira preta nos municípios da região.

A divulgação do mapa preliminar da 36ª rodada do Distanciamento Controlado deverá ocorrer no final da tarde, após às 18h.