Destaque APP
ENTENDA POR QUE O CÉU DO MEIO-DIA PARECIA O DA MEIA-NOITE
Várias cidades do Rio Grande do Sul testemunharam hoje imagens impressionantes de completa escuridão em pleno dia com tempestades que se formaram sobre o estado. Em muitos municípios, o dia virou noite de manhã com o céu perto do meio-dia mais parecendo meia-noite. O dia virou noite em cidades do interior gaúcho como Bagé, Jaguarão, Pelotas, Alegrete, Livramento, São Vicente do Sul, Rosário do Sul e outras com nuvens extremamente carregadas associadas a uma frente quente que provocaram chuva forte, vendavais de até 120 km/h e queda de granizo de variado tamanho.
Então, por que escureceu tanto e o céu parecia da noite e não do dia?
Foram duas as causas, uma principal e uma secundária que agravou a escuridão que naturalmente já ocorreria. A primeira e principal foi a nebulosidade de grande desenvolvimento vertical com nuvens de até 15 quilômetros ou mais de altura. Nuvens são feitas de inúmeras gotículas de água. Essas gotículas espalham a luz do sol de modo que apenas uma pequena fração dela atinge nossos olhos. Quanto mais espessa a nuvem, mais escura ela parece. Muitas vezes, quando olhamos para as nuvens, elas são brancas, mas antes de uma tempestade, você pode notar que as nuvens ficarão mais escuras ou mais cinzas ou até pretas. As nuvens se formam quando o ar próximo ao solo esquenta, ele começa a subir e dentro desse ar ascendente há vapor de água. À medida que o ar sobe, ele esfria e o vapor de água dentro do ar ascendente se condensa em partículas no ar. O vapor de água ou cristais de gelo se unem, ou se juntam, para formar nuvens. As partículas na atmosfera espalham mais luz azul do que outras cores, e é por isso que o céu parece azul, mas as pequenas partículas de nuvens espalham todas as cores da luz igualmente, o que compõe a luz branca. Então, o tom cinza tem tudo a ver com a espessura das nuvens e a altura em que estão. Quanto maiores as gotas de água, mais cinza antes da chuva. Isso ocorre porque a luz é absorvida em vez de ser espalhada, o que significa menos luz passando. Ou seja, uma nuvem fica mais espessa e densa à medida que reúne mais gotículas de água e cristais de gelo — quanto mais espessa ela fica, mais luz ela espalha, resultando em menos luz penetrando por todo o caminho. Esse efeito se torna mais pronunciado quanto maiores as gotículas de água ficam, como logo antes de serem grandes o suficiente para cair do céu como chuva, porque elas se tornam mais eficientes em absorver luz, em vez de dispersá-la.
Fonte: MetSul Meteorologia
Foto: JÚLIA MOREIRA\ Pelotas
Destaque APP
Brigada Militar prende homem que mutilou cachorro no litoral norte
Na quarta-feira (09/10), uma equipe da Patram (Patrulha Ambiental) do 1º Batalhão Ambiental da cidade de Torres, recebeu uma denúncia informando que um cão teria sofrido maus-tratos de seu tutor ao ter seu rabo cortado de forma cruel, no município de Três Cachoeiras.
No local, a equipe de policiais da Patram fez contato com a denunciante, que informou que o cão foi resgatado em via pública por populares, socorrido e conduzido a uma clínica veterinária da cidade.
Os policiais militares ambientais fizeram contato com o tutor do animal, que confessou ter cortado o rabo do cão, com uma faca, sem uso de nenhum tipo de anestésico, no local ainda havia resquícios de sangue. Diante dos fatos, o homem foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia, a faca foi apreendida e o animal segue internado na clínica veterinária.
Imagens: Patram Torres
Texto : Sd Fidelis
Por: ComSoc do 1° BABM
Destaque APP
Queda de elevador em obra mata três trabalhadores em SC
Três trabalhadores morreram após o elevador de uma obra despencar, na tarde desta quinta-feira (10) no Centro de Imbituba, no Sul catarinense.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 16h30, quando cinco trabalhadores utilizavam o elevador para acessar os andares superiores de um edifício em construção.
Segundo o relato de uma das vítimas sobreviventes, de 53 anos, o elevador parou inesperadamente e, em seguida, desabou. Ele disse ter conseguido se agarrar à estrutura do prédio, e foi arremessado para o sétimo andar, sofrendo apenas escoriações.
Porém, os quatro colegas caíram juntamente com o elevador.
Na queda faleceram dois homens, de 57 e 33 anos, e um terceiro, de 34 anos, que foi socorrido ainda com vida, mas foi a óbito ao dar entrada no hospital.
Outra vítima, de 37 anos, foi socorrida com ferimentos graves, politraumatizada.
O nome dos trabalhadores não foi divulgado.
Fonte: Oeste Mais Por: Rádio Blau Nunes
Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação
Destaque APP
Fiscalização do MPRS apreende 373 quilos de alimentos impróprios para consumo no RS
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) fiscalizou quatro estabelecimentos de venda de alimentos no município de Brochier, no Vale do Caí, nesta quinta-feira, 10 de outubro. A operação apreendeu 373 quilos de alimentos impróprios para consumo, principalmente, carne, ovos e produtos de origem animal. Também flagrou a produção clandestina de embutidos nos estabelecimentos.
Os dois mercados, o açougue e o restaurante tinham irregularidades, como produtos vencidos, sem procedência, armazenados de forma inadequada e alguns comercializados sem inspeção sanitária. Todos foram autuados.
A ação de fiscalização foi realizada pelo promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, juntamente com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI) e Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (DECON).
Fonte e fotos MPRS