Equipe gestora da Secretaria Municipal de Saúde visita a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa – FUMSSAR

0
41

Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Panambi

Estiveram visitando a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa – FUMSSAR na quinta-feira (11), Secretário Municipal de Saúde Romário Heitor Malheiros, a Secretária Municipal de Saúde Enfermeira Lara Dinis da Rosa Marques, Coordenadora de Gestão Daiane Fahl, Coordenadora da Atenção Básica Farmacêutica Amelus Noschang Hartemink e a Coordenadora de Urgência e Emergência do Pronto Atendimento Municipal – PA Enfermeira Bruna Machado.

A equipe gestora da Secretaria Municipal de Saúde de Panambi foi recepcionada pelo Presidente da Fundação o Sr. Délcio Stefan, que informou que a FUMSSAR foi criada no ano de 1995 com o objetivo de ser uma importante ferramenta de gestão com maior autonomia nos processos, possibilitando assim maior resolutividade nos atendimentos. Sua estrutura administrativa é formada pelos Departamentos de Gestão de Rede Complementar de Saúde, Gestão da Atenção Básica à Saúde, Gestão Administrativa e Gestão Estratégica e Participativa. Também tem 20 unidades de saúde (Postos de Saúde), CAPS, CAPS AD, Farmácia Municipal, Centro de Especialidades, Vigilância em Saúde, CER – Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual e CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. A Fundação conta ainda com 400 funcionários entre estatutários e celetistas.

Durante a visita que perdurou por mais de três horas, além de tratar de vários assuntos pertinentes à saúde, tais como: modelo de gestão, processos, procedimentos, fluxos de trabalho, convênios, habilitações, especialidades, sistema de gestão, farmácia, prestadores de serviços, bem como o compartilhamento de experiências e aprendizados no Sistema Único de Saúde. Também aproveitaram os visitantes para conhecer toda a estrutura física, administrativa e a Unidade de Pronto Atendimento – UPA.

Conforme o Presidente da Fundação o Sr. Délcio Stefan o papel do gestor municipal de saúde, no caso de Panambi o Secretário Municipal de Saúde é gerir o Sistema Único de Saúde priorizando a Atenção Primária, ou seja, ter estratégias para melhorar a resolutividade das unidades de saúde.

Comentou ainda “o Secretário Romário e sua equipe estão de parabéns pela iniciativa de conhecer a realidade da saúde de outros municípios e principalmente por demonstrarem que estão muito focados na gestão”.

Secretário Romário Heitor agradeceu ao Presidente Sr. Délcio por dedicar uma manhã inteira para dirimir dúvidas e apresentar a expertise da Fundação na área de saúde.

Destacou ainda, “deveremos uma vez por trimestre visitar outras cidades para conhecermos a realidade e principalmente buscar bons exemplos e práticas que possam ser aplicadas no nosso sistema municipal de saúde”.