Estado mantém alerta à região e sugere reforço no Plano de Ação

0
59

O Grupo de Trabalho da Saúde responsável pelo Sistema 3As do Governo do Estado decidiu manter o alerta na região de Ijuí diante do aumento dos indicadores da Covid-19.

Diante disso, foi orientada a necessidade de redobrar os cuidados por meio do Plano de Ação para melhorar o quadro da pandemia. O ofício com as orientações foi enviado à região no dia 28 de maio, sexta-feira.

Entenda porque o GT Saúde manteve o alerta:

  • Casos confirmados: a região apresentou incidência de novos casos de 396,4 casos confirmados por 100 mil habitantes na última semana, representando um aumento de 22,7% em comparação à semana anterior. Esta incidência é a 7ª maior entre as 21 regiões Covid e é 47,2% superior à média estadual.
  • Mortes: a região apresentou uma taxa acumulada de 6,54 óbitos por 100 mil habitantes na última semana, representando um aumento de 66,7% frente à semana anterior. Trata-se da 12ª maior entre as 21 regiões Covid na última semana e é 2,9% superior à média estadual.
  • UTI: ao longo da semana analisada, a R13 apresentou um aumento de 11,6% em internações em Unidade de Tratamento Intensivo entre pessoas com suspeita ou confirmados para Covid-19, o que representa uma variação de cinco pacientes. A região chegou a possuir 48 internados por Covid-19 em leitos de UTI e taxa de ocupação de 93,2%, com apenas 5 leitos livres.
  • Leitos clínicos: a R13 também apresentou um aumento de 5,7% no número de internados confirmados ou com suspeita de Covid-19 em leitos clínicos, o que representa uma variação de cinco pacientes. A região chegou a registrar 93 internações por Covid-19 em leitos clínicos na semana analisada.

Orientações

Diante do cenário apresentado, o GT Saúde apresentou as seguintes orientações para a Região Covid de Ijuí:

  • reforço nas campanhas de comunicação local, com orientação sobre uso correto de máscara, distanciamento e ventilação;
  • orientação da vigilância em saúde para que estabelecimento e a população em geral garantam e respeitem o isolamento dos suspeitos e confirmados, manutenção davacinação com fortalecimentos e a população em geral garantam e respeitem o isolamento dos suspeitos e confirmados;
  • manutenção da vacinação com fortalecimento da completude do esquema vacinal, incluindo a busca ativa de cidadãos e reforço da comunicação para aplicação da segunda dose;
  • forte ação de fiscalização não só de aglomerações, mas também do cumprimento dos protocolos mínimos, especialmente de lotação de estabelecimentos em diálogo com a população e o empresariado local.