Fórum dos Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico do RS acontece em Porto Alegre

0
58

Nesta terça-feira e quarta-feira, 22 e 23 de março, acontece em Porto Alegre a 15ª edição do Fórum dos Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico do RS, no auditório do Ministério Público.

O evento aborda assuntos de interesse das diversas áreas da economia, entre eles o tema da “Mobilidade Elétrica – Futuro energético”, que teve como palestrante o Diretor de Relações Institucionais para América Latina da General Motors (GM), Adriano de Barros e a professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciane Neves.

A programação também inclui debates sobre políticas de desburocratização da máquina pública; boas práticas municipalistas; atuação e possibilidades de apoio a negócios internacionais; educação empreendedora, e desafios dos novos mercados. O prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, foi painelista apresentando práticas da Administração Municipal de Panambi, especialmente o programa DNA Empreendedor, que alinha ações de todas as secretarias municipais em prol do desenvolvimento.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Ambiental, Rafael Jacques de Oliveira, coordena o Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico, e o evento reuniu representantes de 124 municípios, que somam 74% do PIB do estado do Rio Grande do Sul.

O evento contou com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sedec) e os bancos de fomento vinculados, Badesul e BRDE, do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RS (Sebrae-RS), da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS).