Funerária Fonseca faz homenagem aos profissionais da linha de frente do Hospital de Panambi

0
89

Texto: Funerária Fonseca

Estamos vivendo um momento muito delicado, há mais de um ano que entramos nessa pandemia histórica e ainda não saímos dela. Por isso hoje, nós do Grupo Fonseca, viemos aqui para homenageá-los, vocês que não medem esforços para salvar vidas e renovar a esperança da sociedade.

Essa luta diária serviu como oportunidade para mostrar algo inabalável, a coragem, persistência e determinação de todos os profissionais que atuam na linha de frente, dos hospitais, dos Postos de saúde, nas ambulâncias.

Há mais de um ano a maioria de vocês viu o mundo lá fora ser transformado. Enquanto pessoas iam e vinham vivendo seus sonhos, aqui dentro vocês foram amparo, foram carinho, foram até mesmo o último sorriso de entes que partiram sem sequer despedir-se de seus familiares.

Vocês mostraram ao mundo que que nem o cansaço físico, nem o psicológico os levaria a desistir. Somaram-se em equipes de apoio, um complementando o trabalho do outro, porque essa Instituição precisa de todos vocês.

Encontramos alguns pelos corredores, apressados, porque quem tem dor tem pressa. Há os profissionais que prescrevem e os que administram. É preciso ser rápido, identificar e medicar, cada minuto é precioso e pode salvar uma vida. Alguns encontramos nos Postos preparando medicações, outros ainda administrando, trazendo alívio com o oxigênio, limpando feridas, avaliando a evolução dos pacientes.

Outros preparando as dietas, que também exige atenção, outros da fisioterapia, que auxiliam no leito, que precisam recuperar com rapidez um pulmão debilitado. Outros que limpam, e agora mais do que nunca, precisa-se de uma limpeza minuciosa: paredes, chão, quartos e camas que ficaram vazias. O inimigo é invisível, mas vocês o combatem mesmo assim.

Outros que recebem, que atendem, que precisam de calma a todo instante para lidar com a ansiedade de quem chega.

            E assim diariamente vocês se vestem de heróis e heroínas quando entram aqui dentro. E muitas vezes precisam esquecer que deixaram suas famílias, pais, maridos, filhos, lá fora. Precisam esquecer que deixaram suas casas, seus amigos, outros afazeres.

            Sabemos que muitas vezes o cansaço físico os assola, o cansaço psicológico toma conta, que por muitas vezes têm vontade de desistir de tudo e voltar para a segurança de seus lares. Mas em vez de fugir de tudo isso, seguem firmes! Seguem firmes, e mesmo com seus próprios medos vocês não abandonam os medos dos que estão aqui dentro precisando de cuidado.

            Que vocês são fortes, isso o mundo inteiro já sabe! Hoje o que nós queremos deixar de mensagem para vocês é que se precisarem chorar, chorem! Se precisarem de consolo para a alma no fim do dia, busquem! Se os pés doerem pelo turno dobrado, vocês têm o direito ao descanso, ao sono recuperador. Se precisarem de consolo com carinhos e palavras de apoio, amparem-se em seus amores que os esperam em casa todos os dias!

            Não tenham medo de demonstrar nenhuma fraqueza, vocês são nossos heróis, mas antes de tudo também são humanos. Nesse momento queremos expressar nossa gratidão, nosso respeito e acima de tudo nosso reconhecimento por tudo o que têm feito por nós.

Uma homenagem do Grupo Fonseca a todos os profissionais da linha de frente!