Informações sobre o novo documento de identidade(RG) em Panambi

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Na última semana divulgamos uma matéria referente ao novo modelo de documento RG que será implementado no Brasil a partir de Agosto de 2022. Segundo a matéria publicada, este documento iniciará em alguns estados e será ampliando graduadamente atingindo todos os estados e cidades do Brasil até 2023.

Após questionamentos sobre como aconteceria este processo na nossa cidade de Panambi, a redação da SB comunicações entrou em contato com o Posto de Identificação que fica localizado junto a Delegacia de Polícia de Panambi para obter estas informações.

Segundo a coordenadora regional; “A princípio, a produção do novo modelo iniciará dia 04 de agosto somente em Porto Alegre, no Departamento de Identificação, para quem encaminhar a primeira via da carteira de identidade. No interior ainda não temos previsão de quando vai iniciar, o protocolo para implementar o novo modelo começará na capital e acreditamos que gradualmente virá para o interior do estado. Atualmente já confeccionamos o modelo de carteira de identidade implementado em 2019, que pode incluir diversos documentos opcionais, como CNH, CNS, título de eleitor, etc. Além disso, as identidades encaminhadas nesse modelo continuarão valendo após a implementação do novo modelo.”

A documentação para encaminhar a identidade, agora ou no modelo novo, seguirá a mesma.

Documentos necessários para fazer a carteira de identidade

▪︎ Solteiro (a) : certidão de nascimento original
▪︎ Casado (a) : certidão de casamento original
▪︎ Viúvo (a) : certidão de casamento original com averbação do óbito ou certidão de casamento original e certidão de óbito original
▪︎ Separado (a)/Divorciado (a): certidão de casamento original com averbação da separação/divórcio

⚠️ A CERTIDÃO É O ÚNICO DOCUMENTO OBRIGATÓRIO, DEVERÁ SER ORIGINAL (segunda via também é documento original).

A certidão não pode estar: rasurada, rasgada, colada com fita, plastificada, etc.
Os dados do interessado devem estar totalmente legíveis.

DOCUMENTOS OPCIONAIS PODEM SER INCLUÍDOS NA CARTEIRA DE IDENTIDADE:

▪︎CPF
▪︎Título de eleitor
▪︎Tipo sanguíneo*
▪︎Carteira de trabalho
▪︎PIS/Pasep
▪︎Carteira do SUS
▪︎Carteira de motorista
▪︎Certificado militar
▪︎Identidade profissional
▪︎Condições específicas de saúde*

*Mediante documentação médica

■ A foto é feita na hora, vir preferencialmente com blusa escura.
■ Retirar brincos, colares, piercings, tiaras, laços, etc, para poder fazer a foto.
■ Menor de 16 anos deve estar acompanhado de pai ou mãe.

Ainda referente ao valor do novo documento, “Sobre a questão de valores, na lei do novo modelo não consta nada referente a isso, algumas publicações em sites dizem que será gratuita, mas não temos confirmação.”

Valores e prazos:

• Primeira via da carteira de identidade é gratuita, prazo de 15 dias

• Para maiores de 65 anos a carteira de identidade é gratuita, prazo de 15 dias

Para segunda via da carteira de identidade:

》 Não recebemos o pagamento na hora! É feito um boleto com vencimento para 30 dias no valor de:

• R$81,84 para o documento vir em 20 dias após o pagamento do boleto.
• R$106,39 para o documento vir em 5 dias após o pagamento do boleto.

Isenção da taxa da carteira de identidade:

• Pode ser solicitada a isenção da taxa, preenchendo uma ficha de declaração de dependentes, bens e renda. O pedido é enviado para análise da chefia regional. Se autorizada a isenção, o documento demora em torno de 40 dias para ficar pronto. Se não for autorizada a isenção, entramos em contato para vir buscar o boleto. Quem possui benefício socioeconômico (bolsa família/auxílio Brasil) deve apresentar o número do benefício para encaminhar a gratuidade.

NOVO MODELO DE CARTEIRA DE IDENTIDADE — DOCUMENTO ÚNICO

》Os estados tem até março de 2023 para se adaptar ao novo modelo de carteira de identidade.
》Portanto, ainda não está sendo feito o modelo novo no RS.
》Quando o estado do RS iniciar a produção deste novo modelo será divulgado nas mídias sociais.
》Quem tem a identidade no modelo antigo, ela continuará valendo por 10 anos a partir da publicação do decreto, ou seja, até março de 2032, conforme art. 25 do decreto n° 10.977/2022.

Desde o início da Pandemia foi implementado pelo IGP a obrigatoriedade de agendamento para atendimentos.

Horário de expediente: Segunda à sexta, das 8h30min até as 11h e à tarde das 13h30min até as 16h através do WhatsApp 55 992184520 ou pelo telefone fixo 55 33754713, ou até presencialmente na Delegacia de Polícia de Panambi, setor de Identificação situado na rua Otto Weber, 225, Bairro Erica em Panambi.

Fonte: Posto de Identificação de Panambi