Limpeza de bocas de lobo melhora escoamento de águas pluviais das ruas em Panambi

0
47

Se o ano inteiro é importante contar com o apoio da população para manter ruas e avenidas limpas e as bocas de lobo desobstruídas, o que dizer desta época do ano, quando as chuvas torrenciais podem causar sérios alagamentos e danos incalculáveis? Mais do que nunca, os cuidados neste período devem ser redobrados.

O serviço constante da Secretaria de Infraestrutura, fazendo a manutenção e limpeza de bueiros, além do investimento em melhorias em pontos críticos da drenagem apresentaram bons resultados nas chuvas de mais de 150mm dos últimos dias. Esse trabalho facilitou o escoamento de águas pluviais e garantindo o escoamento mais eficiente da água das chuvas para a rede de drenagem.

Os serviços de limpeza das bocas de lobo e do rio Fiúza, que vem sendo realizados continuamente deram bons resultados, prova disso é que não houve registros de alagamentos durante as chuvas dos últimos dias que chegaram a mais de 150mm.

Importante trabalho realizado pela Secretaria de Infraestrutura, com objetivo de prevenir enchentes e preservar o meio ambiente.

Escoamento

O entupimento dessas estruturas ocorre quando lixo ou folhas secas acabam sendo carreados pela drenagem superficial. Por consequência, acontece a diminuição da vazão da água e aumento do tempo de escoamento da água das chuvas. Ao invés do escoamento ocorrer entre 15 e 30 minutos após o término de uma chuva (fração de tempo considerada normal para ocasiões de precipitação normais), a água acaba demorando mais para escoar, provocando alagamento.

Por isso é de suma importância que a população não jogue lixo nas ruas e contribua para a preservação do meio ambiente e da limpeza do município.

Dicas úteis:

  • Use os contêineres instalados na cidade. Qualquer pequena quantidade de lixo, por mais inofensivo que pareça, pode causar entupimento das galerias pluviais (bocas de lobo e bueiros);
  • Entulhos volumosos, não tóxicos, devem ser descartados no Ecoponto. Não os descarte em passeios ou lotes vagos.
  • Coloque os recicláveis dentro dos contêineres, pois até esses resíduos podem ser carregados pelo vento ou pela chuva e entupir as bocas de lobo.
  • Não jogue lixo pela janela do ônibus ou do carro. É muito comum presenciar ações dessa natureza.
  • Em caso de obras, não deixe areia ou outros resíduos e materiais de construção no passeio. Com as chuvas, eles podem escorrer e comprometer as bocas de lobo.