Maioria das associações regionais de municípios optam por aderir cogestão do distanciamento controlado

0
34

O governo do Estado deu continuidade, nesta terça-feira (4/8), à agenda de diálogo sobre o Distanciamento Controlado com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e com as associações regionais. 

Na ocasião, a maioria das regionais optaram por aderir a cogestão na definição do modelo de distanciamento controlado.

Após pedido realizado nesta manhã pelo presidente da Famurs, Maneco Hassen, o governador Eduardo Leite anunciou no final da tarde desta terça-feira (4/8) a alteração do protocolos de distanciamento controlado, permitindo o funcionamento do comércio varejista não essencial na bandeira vermelha. O decreto também vai permitir o funcionamento de restaurantes de segunda à sexta, apenas no horário do almoço.

Para o presidente da Famurs, o anúncio do Governador é uma importante vitória para a Federação e para as Associações Regionais. “Fizemos nesta manhã o pedido para o Governo do RS e ficamos satisfeitos com o anúncio do final desta tarde. Isso mostra que estamos aprimorando o diálogo com o Governo do RS e buscando as melhores soluções este momento de crise”, destaca Maneco.

O diálogo com a entidade tem sido frequente desde março, quando foram elaboradas as primeiras regras de enfrentamento à pandemia. Nas últimas semanas, as conversas se intensificaram. A Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios, liderada pelo secretário Agostinho Meirelles, promoveu reuniões com prefeitos para alinhar possíveis mudanças. O Estado enviou uma proposta que foi avaliada e debatida pelos prefeitos na reunião desta terça-feira, entre governo e municípios. Todos os presidentes de associações tiveram oportunidade de se manifestar, caso desejassem, durante a reunião.