Medalha Mulher Panambiense marca celebração do Dia da Mulher

0
65

Neste 8 de março, o Poder Executivo Municipal promoveu um evento especial para destacar a importância feminina tanto na história quanto na atualidade de Panambi.

Estiveram presentes a Primeira Dama do Município, Scheila de Azevedo Hinnah, representante do Legislativo, vereadora Merilin T. Dessbesell, do Judiciário, Dr. Antônio Augusto Tenório de Moura Filho, e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Maria das Graças Ragasson, entidades que compuseram a Comissão da Honraria.

Foi homenageada com a Medalha na categoria póstuma a senhora Else Meyer, que inspirou o nome Elsenau para Panambi entre os anos de 1901 e 1938. Dona Else foi também inspiração para o marido Hermann, fundador da colônia que deu origem à atual cidade, além de assumir as responsabilidades da família enquanto o esposo se empenhou no empreendimento colonial. Apesar de sua importância, pouco se registrou de seus atos na história, o que aconteceu também com a imensa maioria das mulheres que ajudaram a construir a bem-sucedida trajetória panambiense. A Medalha, na pessoa de Dona Else, resgata e reconhece o valor do papel feminino que, infelizmente, ficou quase que inteiramente no anonimato. A professora Maria das Graças Ragasson, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, recebeu a Medalha póstuma que foi direcionada ao Conselho justamente para dar destaque a todas as mulheres da história de Panambi.

Na categoria contemporânea, a honraria foi para a Dra. Jaciara Barasuol Ritter, Defensora Pública panambiense, integrante do Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública do Estado RS, pioneira na aplicação de Constelação Familiar na Defensoria Pública, cujo objetivo visa tratar das causas geradoras de recorrente violência contra a mulher. Pela dedicação pessoal e profissional, a Dra. Jaciara simboliza o esforço que toda a sociedade deve empreender para promover mudanças consistentes em favor do direito da mulher e efetivo combate à violência e injustiças.

Enquanto a primeira homenageada de 2022 nos convida para um olhar ao passado para revalorização do feminino, a segunda, a um olhar ao futuro para plena igualdade entre os gêneros. A Medalha Mulher Panambiense será concedida todos os anos em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, fazendo parte de um conjunto de políticas públicas voltadas para o direito da mulher. 

#Panambi

#MedalhaMulherPanambiense

#DiadaMulher

#CuidardasPessoas