Panambi: Combate à dengue é pauta nas escolas do município

0
63
Combate à dengue é pauta nas escolas de Panambi

A Coordenadora da Equipe de Combate à Endemias do município de Panambi, Carla Schimuneck, juntamente com a enfermeira Fernanda Goi da ESF Piratini, estiveram na Escola Estadual Adolfo Klepler Junior para uma conversa com os alunos sobre o combate à dengue.

O encontro teve como objetivo conscientizar e informar os alunos sobre a importância de não jogar lixo nas ruas e não deixar água parada.

A limpeza não se restringe só às residências. É importante ficar atento a possíveis focos de água parada na escola, no trabalho e em outros locais frequentados diariamente.

Durante a fala, Carla mostrou alguns exemplos de cuidados diários que podemos ter para eliminar os focos e combater a proliferação do mosquito.
A forma mais eficaz de prevenção é eliminar os locais de procriação do mosquito Aedes aegypti:
Verificar se a caixa d’água está bem tampada.
Deixar as lixeiras bem tampadas.
Colocar areia nos pratos de plantas.
Recolher e acondicionar o lixo do quintal.
Limpar as calhas.
Cobrir piscinas.
Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.
Limpar a bandeja externa da geladeira.
Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação.
Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado.
Cobrir bem a cisterna.
Cobrir bem todos os reservatórios de água.

Coordenadora da Equipe de Combate à Endemias do município de Panambi, Carla Carla Schimuneck e a enfermeira Fernanda Goi da ESF Piratini

A Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde tem reforçado as ações de combate à dengue no município, além dos mutirões de limpeza tem realizado campanhas de conscientização junto as entidades e escolas do município. No sábado dia 14, as agentes de endemias estiveram no bairro Alves Klasener realizando mais um mutirão de limpeza.

Segundo dados do boletim diário da dengue há 36 casos confirmados e 51 suspeitos em Panambi. A Secretaria de Saúde pede à população que auxiliem nos cuidados com o combate à dengue.

Dengue mata! Essa é uma luta de todos nós.

Fonte: Comunicação Prefeitura de Panambi