Panambi confirma o sexto caso de dengue de 2021

0
48
A Secretaria Municipal de Saúde realiza entrada compulsória em imóvel localizado no bairro do Flamengo. A atividade integra as ações da Prefeitura do Rio de combate à dengue em toda a cidade (Tânia Rêga/Agência Brasil)

Panambi registrou nesta quarta-feira (14) mais um caso de dengue. É o sexto registrado desde o início do ano.

A paciente é uma jovem de 21 anos que vive no Bairro Erica. A equipe do controle de endemias já realizou o primeiro bloqueio em torno da residência da mulher.

Este foi o terceiro caso registrado nesta semana e o sexto em abril.

Durante 2020, o município registrou 23 casos, a grande maioria no primeiro semestre. O último a ser confirmado foi no final do mês de agosto.

Há ainda sete pacientes com suspeita de dengue aguardando resultado do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul.

Até o dia 3 de abril, o Rio Grande do Sul havia registrado 742 casos de dengue. Destes, 719 são autóctones e 23 importados.

Conforme o informativo epidemiológico, há ainda 2.516 casos suspeitos.

A região de Ijuí – formada por vinte municípios, incluindo Panambi e Condor – havia registrado 14 casos até o início de abril.

No ano passado, foram 3.619, um dos maiores números em anos. A região de Ijuí – que contempla Panambi e Condor, registrou 198. As regiões de Frederico Westphalen e Santo Ângelo lideraram com 760 e 681, respectivamente.

Além disso, conforme a Secretaria Estadual da Saúde, o Rio Grande do Sul registrou um aumento significativo no número de municípios infestados pelo mosquito Aedes aegypti com base na série histórica iniciada em 2021. Atualmente, 398 – ou seja, 80,1% – são considerados infestados, incluindo Panambi e Condor.