10.4 C
Panambi
20/06/2021

Panambi confirma sétimo caso de dengue em 2021

- Propaganda -spot_imgspot_img

Mais um caso de dengue foi confirmado em Panambi. Trata-se de uma mulher de 49 anos, moradora do Bairro Arco-Íris. A equipe do controle de endemias já realizou o primeiro bloqueio em torno da residência da paciente.

A reportagem foi informada que a paciente esteve em Santa Catarina no dia 26 de março. Portanto, ainda está sendo analisado se o caso será considerado autóctone ou importado.

Este é o sétimo caso confirmado em 2021. O primeiro foi registrado no dia 5 de abril, segunda-feira. Até o momento, nenhum paciente precisou ser hospitalizado.

Quatro casos foram registrados somente nesta semana. Na terça-feira (14), duas mulheres, moradoras da Rua Pavão e Loteamento Recanto do Sul, testaram positivo.

Já na quarta-feira (15), foi confirmada a doença em uma jovem de 21 anos residente do Bairro Erica.

Outros três casos foram registrados na semana passada nos bairros Centro e Fritsch, além do Loteamento Recanto do Sol.

Em 2020, o município registrou 23 casos, a grande maioria no primeiro semestre. O último a ser confirmado foi no final do mês de agosto.

Estado registra mais de 1,4 mil casos

Até o dia 10 de abril, o Rio Grande do Sul registrou 1.444 casos confirmados. Destes, 1.400 são casos autóctones – ou seja, foram contraídos dentro do estado – e 44 importados. A quantidade quase que dobrou em relação ao informativo epidemiológico anterior, quando foram registrados 742.

O estado já registrou dois óbitos, um em Erechim e outro em Santa Cruz do Sul.

Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, há um aumento de casos entre os meses de novembro a maio.

A partir da série histórica feita a partir de 2010, é possível observar que 2021 vem mantendo a média de casos autóctones desde 2020. Destes, 93% aconteceram em três municípios, Aratiba e Erechim e Santa Cruz do Sul.

Na maioria dos casos, os principais sintomas tem sido a prevalência de febre, dores musculares e dores de cabeça.

Entre os casos autóctones, a maioria dos pacientes são mulheres (52%) de 30 a 39 anos (17,8%).

Até o momento, 115 municípios de 17 Coordenadorias Regionais de Saúde notificaram casos suspeitos de dengue e onze confirmaram casos autóctones no estado.

A 17ª CRS, com sede em Ijuí e abrange vinte municípios – incluindo Panambi e Condor – registrou 23 casos desde o início de 2021. Ao longo do ano passado, a região registrou 186 contaminações.

- Propaganda -spot_img
Últimas notícias
Notícias relacionadas
  
 WhatsApp