Panambi suspende a aplicação da 2ª dose de vacina contra a Covid-19

0
74

A Secretaria da Saúde de Panambi confirmou na noite desta segunda-feira (26) que a aplicação da 2ª dose da vacina está suspensa nesta semana.

A decisão foi tomada devido ao fato do Ministério da Saúde não enviou mais doses da CoronaVac (Butantan) para completar o processo de imunização.

Deste modo, o cronograma agendado para terça-feira (27), quarta (28), quinta (29) e sexta (30) está suspenso.

Em nota, a pasta informou que há mais de um mês o Ministério da Saúde orientou a utilização de todas as vacinas recebidas pelos estados e municípios para segunda dose fossem usadas para a aplicação da primeira dose.

Estima-se que mais de duzentos municípios gaúchos tenham sido obrigados a tomar situação semelhante a de Panambi.

A Secretaria Estadual da Saúde e o Conselho das Secretarias Municipais da Saúde do Rio Grande do Sul (Consems/RS) pediram, por meio de ofício, que o Ministério da Saúde agilize o envio de mais doses da CoronaVac para continuar a imunização contra a Covid-19.

Em audiência da Comissão Temporária da Covid-19 no Senado, o ministro Marcelo Queiroga admitiu dificuldade em garantir a 2ª dose da vacina do Butantan e afirma que o problema se deve à liberação de todas as doses para aplicação e o atrasado da chegada dos insumos da China.

“Como essa semana não há previsão de chegada de vacina do Butantan, só daqui a cerca de 10 dias, vamos emitir uma nota técnica em relação ao tema”, afirmou

Leia nota da Secretaria Municipal da Saúde:

O setor da Vigilância Epidemiológica, vinculado a Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, vem a público comunicar que em virtude do Ministério da Saúde não ter enviado as doses da vacina CoronaVac, para a devida aplicação da 2ª dose, ficam suspensas as 2ª doses que estavam aprazadas para os dias 27, 28, 29 e 30 de abril até que sejam recebidas as doses para completar o processo de imunização.
Cabe lembra que há cerca de um mês, em 21 de março, o Ministério da Saúde mudou a orientação e autorizou que todas as vacinas armazenadas pelos estados e municípios para garantir a segunda dose fossem utilizadas imediatamente como primeira dose.
Na sexta-feira (23), a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais da Saúde do Rio Grande do Sul (CONSEMS/RS) enviaram um ofício ao Ministério da Saúde pedindo agilidade no abastecimento de vacinas da CoronaVac para cobrir as segundas doses de quem já recebeu a primeira aplicação.
A Pasta da Saúde de Panambi assim que receber a remessa destas doses, apresentará a comunidade um calendário com as novas datas e retomará a vacinação o mais breve possível, conforme o Secretário Romário Heitor Malheiros.