Panambi vai receber 331 doses da vacina contra Covid-19

0
45

Panambi vai receber 331 das 3.200 doses da vacina contra a Covid-19 destinadas para a região Covid de Ijuí (R13). O anúncio foi feito pela 17ª Coordenadoria Regional da Saúde em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (19).

As vacinas foram enviadas por avião até Santo Ângelo ainda pela manhã e chegaram na sede da regional, em Ijuí, por volta das 16 horas.

“É uma mistura de emoções neste dia tão esperado no Rio Grande do Sul”, afirmou a titular da 17ª CRS, Janaína da Silva. “A gente sabe que realmente são poucas doses ainda para o Rio Grande do Sul e para a nossa regional, mas é um começo. Realmente a gente tem uma esperança de que logo vamos poder vacinar as pessoas do grupo de risco e passar por essa situação”, afirma, reforçando que todos os municípios da região receberam vacinas agulhadas e estão preparados para iniciar a vacinação.

Quase duas mil doses serão destinadas aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate ao Covid-19, incluindo os da atenção especializada (hospitais, Unidade de Pronto Atendimento e Samu) e da Atenção Primária à Saúde (postos de saúde, por exemplo).

Também serão aplicadas 411 doses em idosos que vivem em institutos de longa permanência, foco da maioria dos surtos em todo o Rio Grande do Sul e que apresentam uma letalidade muito maior nestes. “Os idosos que vão receber neste momento são os que moram em instituição. Então, não adianta os demais irem até os postos de saúde para conseguirem as doses”, explica Janaína.

Das 331 doses que Panambi receberá, 203 serão destinadas aos profissionais da saúde e 128 aos idosos que vivem em lares. O Secretário Municipal da Saúde, Romário Heitor Malheiros, vai buscar as vacinas em Ijuí na manhã desta quarta-feira (20) e a vacinação deve ocorrer no decorrer do dia. “Inicialmente é pouco mas já é uma conquista, pois entendemos que cada pessoa que for imunizada contribui para o controle da propagação da pandemia”, destaca o secretário.

A enfermeira especialista em vacinação, Patrícia Hildebrand, explica como foi calculado a quantidade por grupo. “O objetivo principal da vacinação neste primeiro momento é que a gente consiga reduzir a morbimortalidade da Covid-19. Ou seja, que a gente consiga reduzir a ocorrência de casos graves e de óbitos em função da doença, tanto para evitar as mortes quanto para desafogar o sistema de saúde, que a gente sabe que hoje está no seu limite.”

Ela também ressaltou a importância de vacinar os profissionais que atuam no combate à pandemia. “Sem os nossos profissionais, nós não mantemos os serviços. E durante o ano, a gente viu o que é ter o serviço com defasagem de profissionais, inclusive no serviço de vacinação, muitos profissionais afastados por causa da Covid-19 e nós precisamos garantir que estarão disponíveis no sistema de saúde.”

A quantidade de doses por município foi feita a partir do levantamento da quantidade de pessoas vinculadas aos grupos alvos da vacinação. “A distribuição não levou em conta o total da população do município”, reforçou a enfermeira. Os dados foram revisados e homologados pelo Governo do Estado.

Entre os vinte municípios da região, Ijuí foi a que mais recebeu, 1.158 ao todo. Os demais receberão a seguinte quantidade: Ajuricaba (78), Augusto Pestana (81), Bozano (15), Campo Novo (49), Catuípe (65), Chiapetta (49), Condor (51), Coronel Barros (15), Crissiumal (162), Humaitá (26), Inhacorá (15), Jóia (70), Nova Ramada (15), Pejuçara (35), Santo Augusto (89), São Martinho (53), São Valério do Sul (818) e Sede Nova (25).