Pets e ano novo: como lidar com fogos de artifício?

0
165

As festas de fim de ano são animadas, coloridas e barulhentas.

No Réveillon, por exemplo, há estampidos causados por fogos de artifício que podem prejudicar a saúde de animais como aves, cães e gatos.

O estresse causado pelo barulho é capaz de levar até à morte. No caso das aves, atordoadas, voam sem direção, chocando-se contra objetos, árvores e outros pássaros. Cães e gatos também se assustam facilmente, pois a sua audição é mais sensível do que a dos seres humanos. Ao se sentir ameaçado, o animal pode fugir, ser atropelado ou pular de locais como varandas e janelas.

A médica veterinária Dra. Linda Sanfelice, da Clínica Veterinária Dottor Dog – Panambi, relata estado de animais que chegam às clínicas veterinárias, com crises convulsivas e sintomas de infarto, há relatos de animais que chegam a vir a óbito dentro de casa mesmo, pois não há tempo de chegar a clínica veterinária. Além de outros animais que vem com causas secundárias tais como provocadas por cortes.

A Dra. Linda Sanfelice, ensina como atenuar o estresse dos animais e evitar acidentes, através da técnica do Tellington Touch, que consiste em passar a faixa em volta do corpo do animal na região torácica e abdominal, a compressão dessa faixa traz a sensação de conforto e segurança.

Técnica do tellington touch

Orienta também que os tutores estejam presentes para fazer companhia, colocando-os em um ambiente em que a acústica quanto à esses sons seja reduzida.

Fonte: Clínica Veterinária Dottor Dog – Panambi