PL que declara Panambi como a Cidade do Käsekuchen é aprovado na CCJ

0
103
Käsekuchen no pórtico de entrada da cidade

Por unanimidade, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (28) o parecer favorável ao Projeto de Lei 162/2021. A proposta, de autoria do deputado Clair Kuhn (MDB), declara Panambi como a Cidade do Käsekuchen, institui o 24 de julho como o Dia do Käsekuchen e inclui a data no Calendário de Eventos do Estado.

“Queremos, com a proposição, evidenciar a herança gastronômica da cultura alemã e contribuir para o desenvolvimento do turismo e da economia do município e também da região”, destacou o deputado Clair.

Deputado Clair kuhn com prefeito de Panambi Daniel Hinnah e ex-prefeito Delmar Hinnah

O parecer favorável foi dado pelo deputado Elton Weber (PSB), que considerou a iniciativa constitucional. “Além de juridicamente apto para tramitação na Casa, o projeto de lei tem nosso apoio, pois fortalece o perfil de Panambi para o desenvolvimento do turismo rural e gastronômico, o que consideramos importante para a comunidade local”, disse o deputado Weber.

O käsekuchen é um tradicional bolo de queijo que já se apresentava naturalmente como souvenir gastronômico para aqueles que queriam levar uma “lembrança de Panambi”. A viabilidade como estímulo para o desenvolvimento do turismo rural e gastronômico surgiu ainda em 2012 no diagnóstico de potencial turístico feito pela coordenadoria de Turismo e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Mas foi a partir de 2018 que a gestão pública começou, efetivamente, um trabalho de promoção, especialmente no ramo das padarias e confeitarias, para evidenciar a iguaria. Surgiu então o Festival do Käsekuchen. Um ano depois, por meio de uma parceria com o Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi, foi iniciado um Projeto de Indicação Geográfica (IG) do Käsekuchen de Panambi junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

Em 2020, foi fundada oficialmente a Associação Panambiense dos Produtores de Käsekuchen (Aprokas), que passou a atuar como promotora do festival em parceria com a administração pública. O 4º Festival do Käsekuchen ocorre durante todo este mês de julho. 

A proposição será encaminhada agora para avaliação nas comissões de mérito da Casa.

Fonte: Melissa Bulegon

Foto: Marcela Prass Scheffler