13.8 C
Panambi
20/06/2021

Plano de ação da região já está em vigor com novos protocolos e reforço na fiscalização

- Propaganda -spot_imgspot_img

A Região Covid de Ijuí (R13) – formada por vinte municípios, incluindo Panambi e Condor – enviou no final da manhã desta quinta-feira (20) o plano de ação solicitado para o Governo do Estado.

Trata-se de uma resposta ao alerta enviado pelo Sistema de 3AS de Monitoramento diante de “uma tendência grave em relação à propagação do coronavírus, pressão no sistema hospitalar tanto em leitos clínicos como de UTI”, conforme afirma o Gabinete de Crise.

Conforme o Comitê Técnico Regional, formado por integrantes da Associação dos Municípios do Planalto Médio e a Associação dos Municípios da Região Celeiro, os protocolos já estão em vigor desde às 11h08 desta quinta, momento em que foi enviado.

O Estado vai analisar o plano. Caso não considere adequado, ele poderá intervir e adotar medidas mais rígidas a serem seguidas pelos municípios da região.

Confira os novos protocolos para o município de Panambi e região:

Competições esportivas e clubes sociais esportivos

Fica proibido a prática coletiva de esportes em áreas públicas. Desta forma, está permitida a prática esportiva apenas em estabelecimentos particulares, onde estes deverão disponibilizar uma pessoa responsável a observar e fazer cumprir os protocolos obrigatórios, os protocolos de atividade obrigatórias e protocolos de atividade variáveis, especialmente: proibida a presença do público espectador, da venda de bebidas alcoólicas e observância do intervalo de no mínimo de 30 minutos entre jogos e para possibilitar a higienização do local.

Eventos, restaurantes, bares, casas de festa, casas noturnas, entre outros

Além da observância dos Protocolos Estaduais Gerais Obrigatórios, dos Protocolos Gerais de Atividade, deverão funcionar com a observância dos Protocolos de Atividade Varíaveis aplicáveis a Restaurantes, Bares, Lanchonetes, Sorveterias e similares;

Restaurantes, bares, lanchonetes e sorveterias

Entre 23h às 6h, está proibido a abertura para atendimento ao público, a permanência de clientes no estabelecimento, tanto nas áreas internas e externas de circulação ou de espera.

Desta forma, a entrada nestes estabelecimento será permitida até as 22h e a permanência máxima até as 23h.

Demais atividades Não-essenciais

Proibido o funcionamento entre a meia noite até às 6h. Neste período, está permitido somente os serviços de delivery e tele-entrega.

Campanha de prevenção

Todos os municípios da região R13 devem reforçar em seus redes sociais e meios de comunicação campanha de prevenção, dando ênfase ao uso correto de máscaras, álcool gel, distanciamento adequado, ventilação em ambientes fechados, entre outros.

Fiscalização

Entre as medidas para reforçar a vigilância e a fiscalização de novos casos, a região deverá adotar diversas medidas. A primeira é ampliar os locais de testagem em todos os municípios.

Além disso, será necessário orientar a Vigilância em Saúde para que todos estabelecimentos realizem as buscas ativa de funcionários com sintomas de síndrome gripal e encaminhe os suspeitos para a testagem.

Também deverá ser enfatizado para às pessoas com suspeita ou infectadas com a Covid-19 que respeitem o isolamento.

Em relação à continuidade da imunização contra a Covid-19, os municípios deverão ter um controle mais assíduo, contatando e realizando, se necessário, a busca ativa para realizar a vacinação em primeira ou segunda dose.

Por fim, os municípios deverão também aumentar a fiscalização de aglomerações, lotação de estabelecimentos, e garantir o cumprimento dos protocolos mínimos obrigatórios em geral.

- Propaganda -spot_img
Últimas notícias
Notícias relacionadas
  
 WhatsApp