Polícia Civil alerta para golpe no WhatsApp

0
42
15/09/2017 REUTERS/Dado Ruvic

Diante da intensificação de golpes no WhatsApp, a Delegacia de Polícia de Palmeira das Missões alerta para a população ficar atenta.

Conforme o delegado Carlos Beuter, durante esta semana diversas ocorrências de estelionato chegaram à polícia.

Em posse de uma conta na rede social, os golpistas pedem a amigos e familiares a transferência de dinheiro com “urgência”. A vítima recebe um número de conta para realizar o depósito.

Beuter pede para que as pessoas entrem em contato com a pessoa para saber se trata-se de uma fraude ou não.

Ele detalha que os golpistas estão clonando números de WhatsApp das pessoas que publicam seus números em anúncios da OLX. Se passando por representante do aplicativo, eles solicitam senha de confirmação do anúncio mas, na verdade, é a senha de segurança do WhatsApp da vítima.

Outro crime comum de estelionato envolve o Ministério da Saúde. Golpistas se passam por funcionários da pasta com a justificativa de um cadastro da Covid-19 e pedem um número de protocolo enviado por mensagem mas que, na verdade, acaba transferindo a senha do WhatsApp para outro aparelho.

“Solicitamos a todos os usuários de WhatsApp que atentem para tais casos e realizem a configuração da segunda camada de segurança nas configurações do WhatsApp em seus telefones. Essa medida impede o golpe”, afirma o delegado.