Polícia Civil de Panambi alerta para golpes nas redes sociais

0
49

Em entrevista à Rádio Sulbrasileira, o delegado de Polícia de Panambi, Gustavo Fleury, alerta para os golpes que vem ocorrendo nas redes sociais.

Embora não ocorram muitos registros destes casos, eles estão sendo praticados em todo o Rio Grande do Sul. Em Panambi, foram registrados cerca de dois ou três casos nos últimos 30 dias.

De acordo com o delegado, um criminoso cria uma perfil falso nas redes sociais e notadamente coloca fotos de meninas e começa a fazer várias solicitações de amizades. Depois que escolhe as vítimas, começa a manter contato com a pessoa e se mostra interessada para se envolver afetivamente.

O diálogo amoroso evolui, com trocas de mensagens e até fotos, até o momento em que aparece um terceiro na história e entra em contato com a vítima. Esta pessoa afirma que a menina seria menor de idade e que a vítima estaria tendo conversas de cunho sexual com uma menina menor de idade.

O criminoso ameça informar à Polícia Civil sobre o suposto crime para que a vítima venha a ser investigada e eventualmente presa. Em certos casos, o criminoso alega ser policial, utilizando fotos da Polícia Civil, e tenta fazer acordo para não levar adiante a investigação.

A vítima então acaba entregando dinheiro para não ser exposto.

Por isso, o delegado ressalta que as pessoas tomem bastante cuidado, especialmente em tempos de isolamento social, quando as pessoas passam mais tempo nas redes sociais. “O melhor remédio é a prevenção”, reforça.

“Tenham cuidado com quem estão conversando e não desenvolver contato com perfis suspeitos. tentar identificar se a pessoa mantém um círculo de amizade com pessoas conhecidas do seu convívio”, orienta.

“Caso tiver esse tipo de ameaça, tenham em mente que a polícia não faz contato virtuais por WhatsApp ou forçam negociações para evitar investigações. Fazemos intimidações pessoais para as pessoas prestar esclarecimento.”

Quem for vítima deste tipo de golpe deve comunicar à Polícia Civil e registrar boletim de ocorrência.

Confira a entrevista com o delegado feita pelo repórter Renato Bueno:

https://www.facebook.com/sulbrasileira1320/videos/335471747426262/?__xts__%5B0%5D=68.ARDdXI3tDBux–iVUWbGjLWINe46fRENFPgk3FibqfQy-E9jtkLK8-_t930c-zLADOvqll9zDecf0rDbvQBsRc8zu-RlXKqxUDgvshGvucJSpHOyhLuN8LVxVmStaLg0csDVGq0JMVgAQFaZTVGGVK03WfGPysW6CNUP7TpZHhjk66kTrcJvaVAONZObBVLYcZjZEPMEchXfMYzBXnNor9pN5vENfvyNzB4SU5EbgRolqv9xME7EainegxOhlyZLaqMIKPyqcaqm6ZoXNyp3mgZiZ0QMQH52_W-2LAbVsycd66wWO2voRtH1JIaXDLBEwcVErvBLmg4qsyTjj0V8kGVOEhDU13teuq0laA&__tn__=-R